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Marketing e Produtos

Empresas investem em informação e networking no XXII CBNA Pet

Confira as ações das principais companhias de pet food que estiveram presente no evento
Por Equipe Cães&Gatos
CBNA Pet
Por Equipe Cães&Gatos

Conteúdo técnico e científico fazem toda a diferença em um congresso como o CBNA Pet, que, neste edição, ocorreu nos dias 10 e 11 de maio, em Campinas (SP). Mas, por outro lado, contar com a presença de empresas do setor de pet food é essencial para fomentar o que há de mais atual e relevante no mercado de nutrição de cães e gatos.

Cintia Fuscal é coordenadora de Relacionamento Científico da Royal Canin (Foto: divulgação)

Durante a edição deste ano do Congresso CBNA Pet, que acontece em paralelo à Fenagra, a Royal Canin foi a única empresa de ração a participar do Congresso CBNA Pet 2023 com estande. Conversamos com a coordenadora de Relacionamento Científico, Cintia Fuscaldi, que lembrou que o congresso acontece em paralelo a uma grande feira, cujo foco são nutrientes, fornecedores e indústria. ”A Royal Canin é a única empresa de produto acabado. Nosso objetivo aqui são dois: o primeiro é institucional, como apoiadores do colégio e do congresso e, também, divulgar a nossa relação com o Centro de Pesquisa Waltham, que pertence ao Grupo MARS, e existe há mais de 50 anos. O Centro fica no interior da Inglaterra e envolve pesquisa e nutrição básica para cães, gatos, peixes e cavalos”, revela.

Além disso, todos os anos, dentro do CBNA, a Royal Canin entrega o prêmio Waltham. “De todos os trabalhos enviados, selecionamos três para apresentação oral e o melhor trabalho apresentado recebe o prêmio, que é um valor em quatro mil dólares americanos que o ganhador precisa utilizar para participar de um congresso europeu, organizado pelo Colégio Europeu de Nutrição. Então, nossa missão aqui é muito essa: falar dessa história de ciência, de pesquisa e apoiar o congresso”, finaliza.

A Special Dog Company apoia o CBNA, há muitos anos, por meio da liberação de diversos setores da empresa para participação do evento. E, há dois anos, atua como patrocinadora do evento. Neste ano, a empresa não esteve com estande no congresso, mas não deixou de marcar presença. “Frequento e acompanho a evolução do CBNA desde 2009. Entendo que o evento é importante para que os colaboradores conheçam um pouco do mercado em que estão inseridos e obtenham capacitação técnica de temas relevantes em nutrição de cães e gatos. Muitos de nossos fornecedores estão presentes nesta feira, gerando um rico networking profissional. Este ano, estamos presentes com um time de 29 colaboradores, das áreas técnicas, de qualidade, engenharia, produção e comercial”, declara a gerente de P&D da Special Dog Company, Mariana Monti.

No estande da MCassab, conversamos com o gerente da Unidade Pet e Aqua, Thiago Nascimento, que frisou que a MCassab é uma empresa muito consolidada no mercado e no fornecimento de matérias-primas e Premix. “De 10 anos pra cá, a empresa tem se especializado bastante no desenvolvimento de tecnologias para nutrição e saúde animal e no mercado não tem sido diferente”, compartilha.

Como novidade para o evento, a empresa divulgou sua nova fábrica de Jarinu (SP), para produção de premix, que trouxe uma tecnologia super moderna e segura que veio da indústria farmacêutica: “Nós utilizamos contêineres que não têm riscos de contaminação cruzada e, também, entregam um coeficiente de variação muito menor do que o mercado tem oferecido aos clientes do segmento. Embora essa tecnologia hoje a MCassab esteja trazendo para todos os segmentos da nutrição animal, para o mercado, eu enxergo como sendo uma tecnologia super aderente, já que é um mercado que se preocupa muito com a segurança alimentar, que tem os pets hoje, não como animais, mas como membros da família. Por isso, a MCassab se posiciona nesse mercado como empresa que se preocupa muito com a saúde desses animais e a não pode ficar de fora. Além disso, além da fábrica e do laboratório, que estão dentro do complexo operacional, nós também estamos aqui na feira divulgando o lançamento do produto da linha de hidrolisados enzimáticos. A MCassab, hoje, anuncia para o mercado a distribuição desses produtos e, também, está mostrando a qualidade desses desses produtos”, encerra.

Já o gerente de Marketing da América Latina da Kemin, Guilherme Fray, comenta que se trata de um evento super movimentado. “Sempre recebemos muitos clientes no estande para compartilhar as inovações, para esse ano, trouxemos algumas novidades: um palatabilizante que tem como base uma proteína de peixe e outro que tem como base uma proteína vegetal. São duas novidades que tiveram resultados excelentes e equivalentes a palatabilizantes de linha premium que utilizam, em sua maioria, fígado de frango como matéria-prima”, conta.
O executivo estava muito feliz por levar essas novidades para a feira. “Em relação à plataforma de antioxidantes, estamos oferecendo  uma experiência de realidade virtual para visitar os campos de Alecrim da Kemin e compartilhar com os clientes todo o conhecimento, investimento e empenho da empresa na produção dos antioxidantes naturais desde a sua matéria prima”, explica.

Por sua vez, um dos principais focos da Alltech do Brasil, foi sua linha de minerais orgânicos, Bioplex. O objetivo foi apresentar os benefícios destes minerais proteinatos em relação a outros tipos de fontes de minerais orgânicos que existem no mercado. O gerente de Vendas de Pet Food, Rafael França, conta sobre a presença da empresa no evento deste ano. ‘’Acreditamos que é um momento muito importante e focamos sobre a parte da sustentabilidade, por serem minerais de alta biodisponibilidade, permitem menores níveis de inclusão e consequentemente menor excreção ambiental. E também o tema da segurança alimentar, pois, os minerais proteinatos da Alltech são produzidos através de um rigoroso controle de qualidade para maximizar a prevenção contra metais pesados, dioxinas e PCB’s. Vamos quebrar os paradigmas a respeito de minerais, entretanto além disso, nós estamos no estande apresentando todas as outras biotecnologias do portifólio da Alltech na área de aditivos para a indústria pet”, afirma.

Em sua visão, essa se trata de uma feira que promove reencontros. “O foco, aqui, é estreitar relacionamento e prospectar futuro de negócio para podermos dar continuidade, depois do evento, com os clientes. Já são pessoas que se conhecem no mercado, mas é um momento um pouco mais descontraído e você cria demandas para futuros negócios. Praticamente, toda indústria Pet Food do Brasil está aqui no Fenagra junto com o congresso do CBNA pet”, observa.

APC levou novos estudos à classe acadêmica e produtores de alimentos para pets, também apresentamos as novas aplicações do plasma AP920 (Foto: CG)

O diretor de Serviços Técnicos para América Latina da APC, Luís Rangel, declara que o CBNA é uma entidade de fomento científico muito importante no cenário nacional e global. “O investimento em pesquisas e novas aplicações do plasma spray dried estão no centro do negócio da APC. Por isso, patrocinamos o CBNA há mais de 20 anos de forma estratégica e essa parceria é essencial para nos aproximarmos dos novos conceitos técnicos e novas tecnologias presentes em nutrição animal. Com essa participação no CBNA Pet, levamos os novos estudos à classe acadêmica e produtores de alimentos para pets, também apresentamos as novas aplicações do plasma AP920 e os benefícios de sua aplicação em alimentos secos, úmidos, petiscos e suplementos. Este ano, um dos trabalhos apresentados no CBNA Pet, conduzido pela equipe do Prof. Dr. Ricardo Vasconcellos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), teve o plasma como objeto de estudo. Nesse trabalho foi observada melhora na digestibilidade da proteína e da matéria mineral. Esse é um dos exemplos da nossa participação no evento, divulgando novos experimentos e soluções que tenham o plasma spray dried como um ingrediente diferencial. O plasma fornece muito além de uma fonte proteica altamente digestível, mas também eleva funcionalidade das rações para pets”, salienta.

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