A peritonite biliar é causada devido a um trauma a nível de vesícula biliar, segundo o médico-veterinário com especialização em Gastroenterologia de Pequenos Animais da JDGastroPet, Jeferson Dornelas Guarnieri. “Trauma este que provoque a sua ruptura. Também pode ser causada por colecistites necrosantes, colangite (inflamatória ou infecciosa), mucoceles, obstruções por cálculos biliares, neoplasias, bem como por intercorrências ou complicações relacionadas a pós-operatórios de cirurgias do trato biliar, como uma deiscência de pontos da região cirúrgica em uma colecistectomia ou colecistotomia”, diz.
Guarnieri explica, ainda, que a peritonite, de forma geral, é uma inflamação da região de peritônio, provocada pelo contato com o conteúdo biliar. “Esta inflamação pode ser classificada como localizada ou difusa, séptica ou estéril (em caso de animais saudáveis)”.
Sobre os sinais apresentados pelo animal, que indicam que esteja com peritonite biliar, Guarnieri apresenta alguns: “No início do processo os sinais clínicos da peritonite biliar podem ser inespecíficos, contudo, conforme ocorre a progressão da inflamação, é possível observar sinais de acometimento do trato biliar, como icterícia, febre e derrame abdominal, sendo este último sinal, normalmente, visto em exame de ultrassonografia abdominal. Quando a detecção da peritonite biliar não ocorre em tempo hábil, poderemos ter quadros de hipovolemia envolvidos e, até mesmo, evolução para sepse”.
Questionado sobre o maior desafio do diagnóstico, Jeferson Dornelas Guarnieri responde que, sem dúvida, é o fato de as manifestações clínicas do paciente com a peritonite biliar em estágio inicial do processo serem muito brandas e inespecíficas, o que torna muito mais desfavorável o prognóstico do paciente, pelo fato disto levar a uma demora até a correção do grave problema. “Alguns estudos mostraram que os períodos podem variar de três a 30 dias, entre a ruptura de uma vesícula biliar e a apresentação das manifestações clínicas”.
Leia a reportagem completa, gratuitamente, em nossa revista on-line. Clique aqui.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Importação de animais: biólogo comenta as condições ideais para as espécies
RJ constrói viaduto para reduzir o número de acidentes envolvendo animais silvestres
Além de gravidez indesejada, castração ajuda a prevenir diversas doenças nos pets