Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Espaços e eventos se adaptam para receber pets e seus tutores

Do restaurante às atividades físicas, animais de estimação estão acompanhando seus humanos em (quase) todos os lugares
Por Equipe Cães&Gatos
foto-caminhada
Por Equipe Cães&Gatos

Os animais de estimação estão cada vez mais presentes nos lares das famílias, ocupando espaços antes inimagináveis no cotidiano das pessoas. O último Censo Pet, divulgado pelo Instituto Pet Brasil (IPB), revela que em 2021 houve um aumento de 3,7% no número de animais de estimação em comparação ao ano anterior. Esse crescimento tem impulsionado uma demanda de mercado e uma busca por espaços onde os animais sejam aceitos e bem-vindos, como os espaços pet em condomínios e lugares pet friendly.

Hoje, há uma busca por espaços onde os animais sejam aceitos e bem-vindos (Foto: reprodução)

Esse “aumento da família” está ligado a diversos fatores, como casais que não querem ter filhos e pessoas que moram sozinhas e buscam nos animais uma companhia. A última pesquisa da Radar Pet, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), mostrou que os donos de animais de estimação os enxergam como filho, membro da família, amigo, companhia, bicho de estimação ou uma forma de assistência. E essa é uma via de mão dupla. O mesmo cuidado também é positivo para os bichos que se beneficiam com a atenção e cuidados dos donos, como carinho, passeios e atividades. 

Cãominhada

Pensando nisso, algumas empresas têm se mobilizado para oferecer essa integração ainda maior entre tutores e bichos de estimação e também entre as famílias. No dia 28 de abril, o Grupo Marista realiza a tradicional Corrida Marista e, neste ano, a novidade será a Cãominhada, momento destinado justamente para que colaboradores levem seus pets para praticarem atividades físicas juntos. “No ano passado tivemos a novidade que foi a corrida kids, quando os colaboradores trouxeram seus filhos para este momento. Analisando então esse novo ‘formato’ familiar e percebendo essa vontade de ter seus pets junto, por parte dos colaboradores, pensamos nessa novidade, pois é mais uma forma de transformar o bem-estar de quem trabalha conosco para além do físico, incentivando eles a cuidarem também da saúde mental”, analisa a especialista em saúde corporativa do Grupo Marista, Luciana Aparecida de Souza Augusto. 

A especialista destaca que alguns benefícios com esse foco já são disponibilizados há algum tempo por meio do programa de Qualidade de Vida Bem-Estar Marista, como a parceria com uma clínica veterinária, dando a oportunidade dos colaboradores usufruírem de descontos para o atendimento de seus pets.

Iniciativa acompanha crescimento da corrida no Brasil

Na edição deste ano, além da Cãominhada, a Corrida Marista vai oferecer os percursos de 1,5 km (caminhada), 5 km (corrida) (Foto: reprodução)

A iniciativa do Grupo tem seguido também uma tendência nacional que é o aumento das corridas de rua. Segundo o Ticket Sports, em 2023 houve um aumento de 20% nas provas de corridas de rua no Brasil e as cidades vêm acompanhando, mobilizando até mesmo pessoas de outros estados a viajarem para participar de provas. Em Curitiba, por exemplo, mais de 16 provas estão programadas para acontecer ao longo de 2024. 

Na edição deste ano, além da Cãominhada, a Corrida Marista vai oferecer os percursos de 1,5 km (caminhada), 5 km (corrida), e a corrida kids para crianças de 6 a 8 anos (250 metros), 9 a 11 anos (400 metros) e 12 a 14 anos (600 metros), realizadas no Câmpus da PUCPR em Curitiba.

O evento contará também com apoio de instrutores físicos para aquecimento, massoterapeutas para massagens rápidas, e a distribuição de frutas e de água durante o percurso e após a prova. “Tentamos inovar a cada ano e pensar em novas modalidades que ofereçam aos participantes momentos de descontração junto às famílias”, finaliza Luciana.

Fonte: Grupo Marista, adaptado pela equipe Cães e Gatos. 

LEIA TAMBÉM:

Whiskas lança livro infanto-juvenil que conta a história do gato BÁTIMA

Como iluminar a casa sem criar desconforto visual aos pets?

Período médio de luto é superior a um ano em casos de eutanásia de pets

Compartilhe este artigo agora no