Um estudo da American Regent Animal Health revelou que apenas 11% dos médicos-veterinários educa, proativamente, os tutores de cães sobre problemas articulares nos seus animais.
De acordo com o Portal Veterinaria, foram entrevistados 575 tutores de cães para avaliar o que sabiam sobre a osteoartrite canina (OA) e o que os seus médicos-veterinários lhes tinham explicado. Metade dos inquiridos que participaram no estudo afirmam que o veterinário nunca lhes tinha falado da artrite ou de outros problemas articulares.
Dos tutores que discutiram esta questão com os médicos-veterinários, 59% disseram ter sido eles mesmos a mencionarem a questão.
De um modo geral, 43% dos tutores não sabiam “nada” ou “apenas um pouco” sobre a osteoartrite canina e problemas articulares. Ainda, 21% dos inquiridos relataram que tinham uma raça conhecida por estar em alto risco para a doença: Labrador Retriever, Pastor Alemão, Golden Retriever, Bulldog ou Rottweiler.
Finalmente, 59% dos tutores não estão familiarizados com os agentes modificadores da osteoartrite (DMOA). Apenas 13% disseram o mesmo sobre os anti-inflamatórios não esteroides.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinária desvenda: Será que, realmente, os gatos sempre caem de pé?
Medicina Veterinária Sistêmica foca na filosofia em prol da vida dos indivíduos
Veterinária cita doenças que podem ser evitadas com a vacinação dos gatos