in

Estudo tem o objetivo de auxiliar tutores de animais com visão comprometida

Oftalmologistas veterinários de 17 países sugerem condutas a serem seguidas

Para entender como os oftalmologistas veterinários gerenciam os casos de cegueira irreversível e relatar as causas mais comuns de cegueira, foi desenvolvido o estudo “Pesquisando oftalmologistas veterinários para avaliar conselhos e condutas a tutores de animais de estimação com cegueira irreversível”.

Um de seus desenvolvedores, o médico-veterinário, especializado em Oftalmologia Veterinária e doutor em Ciências Veterinárias, André Tavares Somma, comenta que a ideia inicial de estudar parte dos mecanismos pelos quais animais com privação visual irreversível reagem a esta condição surgiu ainda durante o período de coleta de dados de uma pesquisa que conduziu no mestrado. “Nesta pesquisa, realizamos a descrição de uma retinopatia hereditária em cães da raça whippet, que culmina com cegueira irreversível e que, até então, era desconhecida nesta raça”, conta.

Segundo Somma, ele adotou alguns cães oriundos desta pesquisa e passou a conviver com whippets cegos, o que fez aumentar sua curiosidade sobre o tema. “Na tentativa de orientar estas pessoas e entender melhor, inclusive, o que ocorria com os meus cães, constatamos durante a revisão bibliográfica do estudo, que a literatura sobre o tema é escassa. Surgiu, então, a ideia de compilar informações técnicas obtidas por meio de respostas a um questionário destinado a médicos-veterinários oftalmologistas dos principais colegiados da especialidade: Colégio Norte Americano de Oftalmologia Veterinária (ACVO), Colégio Europeu de Oftalmologia Veterinária (ECVO) e Colégio Latino-Americano de Oftalmologia Veterinária (CLOVE)”, afirma.

Clique aqui para ler a matéria completa, de forma gratuita.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

LEIA TAMBÉM:

Veterinárias, com diferentes carreiras, apontam as realizações dentro da profissão

Ortopedia: especialista da área lista as principais ocorrências em pets

Mais estudos sobre a saúde mental de veterinários brasileiros podem evitar suicídios

(Foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

podcast Avert

Avert Saúde Animal acaba de lançar o Avert Cast, seu canal de podcast

Remédio de humanos para cães

Médica-veterinária fala sobre quais medicamentos humanos oferecem riscos aos pets