Com o passar dos anos, a alimentação de cães e gatos foi mudando: de restos de comida humana a alimentos específicos para cada espécie e raça. Surge, atualmente, além dos alimentos que utilizam fontes de proteína já conhecidas, uma nova forma de dieta para eles, com uso de insetos.
Um novo estudo científico concluiu que a farinha de insetos pode ser utilizada na alimentação de gatos adultos sem causar efeitos adversos, sendo uma alternativa segura e eficaz às fontes tradicionais de proteína.
Os pesquisadores compararam diferentes tipos de farinhas de insetos em dietas para gatos. Segundo eles, os animais mantiveram uma boa digestão, saúde estável e uma flora intestinal equilibrada.
Três tipos de farinhas — de barata cinérea, barata de Madagáscar e Zophobas morio (uma espécie de larva) — foram analisadas durante a investigação, introduzidas em duas proporções distintas: 7,5% e 15% da dieta. O estudo foi conduzido ao longo de seis períodos de 15 dias, observando o comportamento digestivo dos gatos, análises ao sangue, composição das fezes e o estado da microbiota intestinal.

Bons níveis de digestão para todas as dietas com insetos foram observados, sendo que, apenas a farinha de barata de Madagáscar apresentou uma digestão ligeiramente melhor no que diz respeito à quitina, uma substância presente nos insetos.
Os pesquisadores também verificaram alterações positivas em alguns compostos benéficos produzidos no intestino, sem impacto negativo no pH ou no aspecto das fezes. Além disso, não foram detectadas mudanças nos parâmetros sanguíneos, como ureia ou creatinina. Isso indica, de acordo com os profissionais, que a saúde geral dos gatos não foi afetada.
A análise da microbiota intestinal também foi outro ponto importante da pesquisa, não sendo registradas diferenças relevantes entre os gatos alimentados com farinhas de insetos e os que seguiram a dieta convencional.
Com base em todas as observações da pesquisa, os investigadores afirmaram que incluir até 15% de farinha de insetos na alimentação de gatos adultos é seguro e pode ser uma opção viável e sustentável, principalmente em um momento em que a busca por opções mais sustentáveis, inclusive no setor de pet food, só aumenta.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ
A farinha de insetos é segura para gatos?
Sim. Estudos mostraram que ela é segura e não causa efeitos adversos em gatos adultos.
Quais tipos de insetos foram usados na pesquisa?
Barata cinérea, barata de Madagáscar e Zophobas morio (larva).
A digestão dos gatos foi afetada?
Não. A digestão se manteve boa em todas as dietas com farinha de insetos, sem prejuízo à saúde intestinal.
LEIA TAMBÉM:
Hill’s aposta em proteína de inseto para saúde da pele e digestão dos cães
Proteína de insetos é uma opção viável em alimentos para cães e gatos?
Veterinário dá dicas para garantir uma nutrição equilibrada e hidratação adequada para os pets