Considerado um dos setores que mais crescem no Brasil, o mercado pet é responsável por aproximadamente 3,3 milhões de postos de trabalho formais e informais no país, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). No que diz respeito aos profissionais registrados no Conselho Federal de Medicina Veterinária, o número é de 166 mil empregos. Nesse sentido, a 11ª Feipet – Feira de Negócios para Animais de Estimação ofertará, em sua programação, uma série de atividades para qualificar e atualizar esses trabalhadores. O evento acontece de 3 a 5 de novembro, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.
Entre as atrações confirmadas, destaca-se a tradicional competição de tosa Groom Sul. Durante os três dias de evento, a atividade apresentará novos talentos e reconhecerá as melhores técnicas, em categorias como Handstripping, Tosa bebê (iniciante e profissional), Sporting, Penteados e outras. Para o diretor da Groom Sul, Alcides Correa, a competição desempenha um papel fundamental na qualificação dos participantes, porque oferece um ambiente de aprendizado prático e de alto nível. “Os competidores precisam demonstrar habilidades técnicas, criatividade e capacidade. É uma experiência que faz com que se superem, adotem técnicas e busquem a excelência”, indica.
O diretor acrescenta que suas expectativas para esta edição do evento são extremamente altas. “Espero que haja uma troca intensa de conhecimentos entre profissionais de diferentes regiões, criando uma rede de aprendizado contínuo e inspirando novas abordagens no cuidado animal”, complementa.
Vet 360 promove conteúdos técnicos e comportamentais
Mais uma opção na programação da Feipet, o Vet 360 é um seminário ministrado por profissionais renomados, com foco na técnica da Medicina Veterinária e nas competências voltadas para gestão e inovação. Kairuan Camera Kunzler, responsável pela curadoria de conteúdo do seminário, afirma que o propósito da atividade é auxiliar na formação continuada dos participantes, através do contato com profissionais qualificados. “O Vet 360 foi desenhado com base em dois pilares, sendo um deles técnico – voltado a temas de interesse do dia a dia dos veterinários – e outro comportamental – abordando habilidades necessárias para a gestão dos negócios”, explica, reiterando a necessidade de reinvenção profissional frente às exigências do mercado.
Em relação aos palestrantes, Kunzler destaca que busca selecionar profissionais respeitados não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil, e com experiência nos temas que irão abordar. “Esse é o ponto que mais precisamos ter cuidado durante a escolha dos profissionais, pois eles precisam apresentar novidades que, de fato, possam ser executadas no dia a dia do médico-veterinário ou do lojista”, pontua. “Assim, engrandecemos a vivência dos ouvintes, que têm a liberdade de fazer provocações, tanto ao palestrante quanto aos seus colegas”, acrescenta.
Médica-veterinária e pós-graduanda em Dermatologia e Alergologia, Luiza Quintela ministrará, no dia 5 de novembro, a palestra “Pilares das redes sociais – teoria da Mona Lisa”. Sua fala será voltada para temas como criação de conteúdo, storytelling e posicionamento digital, relacionando esses assuntos ao sucesso da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. “Cada vez mais, o clínico-geral precisa se especializar e se posicionar estrategicamente nas redes para conquistar clientes qualificados – que valorizem seu conhecimento – e ter qualidade no seu dia a dia de trabalho”, antecipa. Em relação à relevância da feira para a atualização profissional dos participantes, Luiza acredita que eventos como esse representam uma atmosfera completa do mercado, possibilitando oportunidades de negócio e qualificação.
Fonte: Feipet, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Piodermites causam transtorno à saúde dermatológica dos pets
Cientistas apontam que cães estão entrando em uma nova fase de evolução
Alimentação à base de dietas cruas é fator de risco para resistência a antibióticos em cães