Um filhote de onça-parda é o novo paciente do Centro Veterinário da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Minas em Poços de Caldas. A instituição divulgou as fotos do animal nas redes sociais.
Segundo a assessoria de comunicação, o animal foi encaminhado ao Centro com algumas fraturas. Em geral, não são lesões graves, portanto, não devem comprometer a sobrevivência do animal, mas exigem acompanhamento na recuperação. Ainda segundo a assessoria, o filhote passou por alguns procedimentos cirúrgicos, inclusive um para corrigir fraturas na pata.
Conforme a assessoria, quando o filhote foi encontrado, estava cambaleando em uma estrada, por esta razão, a principal suspeita é de que tenha sido atropelado.
Ainda conforme a assessoria, todos os animais silvestres que chegam ao Centro, são encaminhados pelas instituições florestais, geralmente por atropelamentos em estradas ou até mesmo operações policiais que identificam apreensão indevida destes animais. Ao chegarem ao Centro, passam por tratamento no qual o tempo dependerá da evolução de cada animal. Após o período de tratamento, dependem do encaminhamento dado pelas instituições florestais para a reinserção na natureza.
Segundo a PUC Minas em Poços, o número de atendimento a animais silvestres dobrou neste ano com mais 100 animais atendidos, o que representa mais que o dobro do total de atendimentos a silvestres no ano de 2021. Para o próximo ano, o atendimento continuará, tanto para animais silvestres quanto para domésticos.
Fonte: Onda Poços, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Estudo da FMVZ-USP sugere que rações úmidas prejudicam mais o meio ambiente do que secas
Gatos: urina fora da caixa de areia é um comportamento que pode indicar problemas