Produto auxilia na boa recuperação de animais de companhia
O Laboratório Ibasa (Porto Alegre/RS) desenvolveu a pomada cicatrizante Ibasa para auxiliar na boa recuperação dos animais. O produto, lançado recentemente, contribui para uma cicatrização mais rápida e a eficácia no processo, segundo a empresa, também se aplica a feridas contaminadas.
Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel, Pelotas/RS) avaliou três grupos para testar o desempenho da pomada. Foram considerados controle positivo, produto Ibasa e produto concorrente de mercado. Ao final do estudo foi comprovado que o lançamento da empresa obteve resultados mais semelhantes ao controle positivo, superando em alguns critérios a ação de cicatrização do concorrente.
No laudo da Ufpel, os pontos avaliados foram: presença ou ausência de exsudato, crosta, epitelização, análise tensiométrica, retração cicatricial, histopatologia da lesão, análises bioquímicas (ureia, creatinina, alanina aminotransferase (ALT), fosfatase alcalina (FA) e aspartato aminotransferase (AST)) em feridas não contaminadas e feridas contaminadas, sendo que nestas últimas foi feito, ainda, o retro isolamento de Staphylococcus sp, que mostrou aos sete dias de experimento uma ação antimicrobiana superior ao concorrente.
Segundo a marca, a velocidade e a qualidade de cicatrização do produto se mostraram iguais ou superiores ao principal concorrente do mercado, o que evidencia o comprometimento da marca com o bem-estar animal.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.