Alguns postos se negam a oferecer a vacina para estes profissionais
Uma recomendação: é importante que todos os médicos-veterinários busquem postos de vacinação para garantir a proteção contra a gripe. Em contrapartida, um empecilho: as unidades estão negando a imunização para estes profissionais. Após divulgação sobre o fato de veterinários estarem inclusos no grupo prioritário para a vacina contra a gripe, foram registradas algumas reclamações. O motivo? Os postos de saúde estão negando a vacina enquanto alegam que eles não fazem parte do grupo de risco.
A influenza (gripe) é uma doença contagiosa, razão pela qual se dissemina rapidamente e nas épocas epidêmicas é praticamente impossível evitar o contágio. Como o médico-veterinário atua em diversas frentes, inserindo-se em diferentes atividades, desde a gestão até a vigilância epidemiológica e sanitária, ele está mais suscetível e faz parte do grupo prioritário para ser vacinado nos postos de saúde espalhados pelo Brasil. Saiba mais aqui.
Confira algumas declarações retiradas do Portal C&G e da nossa página no Facebook.
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) reforçou orientações da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (Cnspv) à C&G: receber a vacinação é um direito dos médicos-veterinários, como profissionais de saúde. A Comissão afirma que os postos de saúde devem, logo após a apresentação do registro profissional, fornecer a imunização. Os médicos veterinários que tiverem a vacina negada podem reivindicar esse direito apresentando a Resolução CNS nº 287 de 1998.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.