Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Imunização de filhotes: Veterinária explica a importância de proteger o pet desde cedo

Por Equipe Cães&Gatos
vacina filhote
Por Equipe Cães&Gatos

Filhotes gostam de brincar, explorar, lamber e mordiscar tudo o que veem pela frente. Faz parte do comportamento normal de aprendizado, mas também os coloca em um risco aumentado de contrair doenças, principalmente as verminoses. As infecções parasitárias afetam cães de todas as idades, mas são mais comuns em filhotes; isso ocorre principalmente porque muitos parasitas usam meios de transmissão aos quais os recém-nascidos são especialmente expostos, e porque a sua resposta imunológica é menos eficaz. 

Dessa forma, é importante levar o pet desde cedo no veterinário para realizar a imunização completa do filhote. “Além do programa de vacinação, o protocolo de vermifugação é fundamental para prevenir doenças como as causadas por ectoparasitas, as verminoses em geral, a dirofilariose e demais doenças infecciosas”, alerta a veterinária e gerente Técnica da Boehringer Ingelheim, Karin Botteon.

É importante levar o pet desde cedo no veterinário para realizar a imunização completa do filhote (Foto: reprodução)

Conforme destacado pela profissional, em qualquer idade, os cães fuçam e cheiram durante as brincadeiras e passeios. “Isso faz parte do instinto do animal, mas acabam correndo risco de contrair doenças transmitidas por terra ou água contaminada. Nossa campanha #CoisaDeFilhote apresenta a solução para os tutores e cães com um portfólio completo de vacinas recombinantes, auxiliando na saúde dos pets desde cedo. Estamos presentes nos momentos importantes de imunização, vermifugação e prevenção contra sarna, pulgas e carrapatos com Nexgard Spectra, buscando sempre o bem-estar dos animais e de suas famílias”, continua. 

Ao infectarem o animal, os parasitas se alojam em intestinos, rins, fígado, coração e pele dos cães e podem ser transmitidos aos humanos ou outros bichos, causando sintomas como vômito, diarreia, perda de peso, irritação na pele e cansaço. Para o filhote, os riscos causados por uma eventual infecção parasitária são ainda maiores devido ao seu tamanho e resposta imunológica, podendo sofrer inclusive retardo no crescimento. 

Ao seguir o protocolo de vermifugação, os tutores se asseguram que seu filhote terá tratamento adequado contra parasitas no momento certo. Siga as orientações do médico-veterinário de sua confiança, lembrando sempre de fazer check-ups periódicos e seguir o calendário completo de imunização. Isso não apenas mantém o animal saudável, como previne a propagação de parasitas para outros animais e humanos, evitando a disseminação de zoonoses.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Quantidade de alimento fornecida aos animais deve ser estabelecida por veterinários

Veterinárias comentam escolha por carreira focada em pesquisa

Lei de proteção a animais policiais ou militares está em análise no Senado

Compartilhe este artigo agora no