in

Imunização: Em 2021, Estado da Paraíba vacinou mais de 97% dos animais contra raiva

CRMV-PB ressalta que a vacinação de cães e gatos é indispensável para a prevenção da doença

Como a maioria das pessoas já entende, a vacinação é a melhor forma de prevenir qualquer tipo de doença ou, ao menos, amenizar os sintomas que determinadas enfermidades podem causar. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde (SES), a campanha de vacinação contra raiva animal na Paraíba ultrapassou a meta de imunização de 80%, recomendada pelo Ministério da Saúde, dos animais do ciclo urbano.

Durante o ano de 2021, foram vacinados 750.699 animais, sendo 535.445 cães e 215.254 gatos, o que equivale a 97,26% da cobertura.

A raiva pode causar a morte em, aproximadamente, 100% dos casos. Daí, a importância da vacinação
(Foto: reprodução)

Segundo a SES, a Paraíba não registra caso de raiva humana transmitida por cães há 22 anos e a vacinação anual é a única forma de evitá-la. Por ser uma doença que não possui tratamento, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) ressalta que a vacinação dos pets é indispensável para a prevenção da raiva.

A raiva é uma zoonose, que atinge o sistema nervoso central, levando ao óbito após uma curta evolução, podendo causar a morte em, aproximadamente, 100% dos casos, tanto para os humanos quanto para os animais. A transmissão aos humanos é feita por meio de mordidas, arranhões e saliva de animas infectados em contato com a pele lesionada, ou mucosas.

O período conhecido como “raiva furiosa” é a primeira fase. Com duração de um a quatro dias, ela costuma causar alterações de comportamento no animal, tais como excitação, agressividade, medo, depressão e demência.

Passada a fase furiosa, ocorre a chamada “raiva paralítica”, quando os sintomas neurológicos são acentuados, como dificuldade de engolir, salivação, falta de coordenação dos membros e paralisia.

Fonte: CRMV-PB, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

UFMG divulga edital para Programa de Residência em Medicina Veterinária 2022

Veterinárias lançam livro que aborda terapêuticas em animais domésticos

Instituto Mineiro de Agropecuária oferece vagas para veterinários e engenheiros agrônomos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

processo seletivo em Rolândia

Município de Rolândia (PR) abre inscrições para processo seletivo de médicos-veterinários

direção hospital

Grupo Pet Care apresenta novos membros da diretoria do laboratório veterinário TECSA