Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Influenza aviária no Brasil: o que sabemos até agora?

O vírus da influenza aviária apresenta cepas de baixa patogenicidade e de alta patogenicidade
Por Equipe Cães&Gatos
foto_vacina
Por Equipe Cães&Gatos

A influenza aviária é uma enfermidade infecciosa aguda e altamente transmissível das aves, causada pelo vírus Alphainfluenzavirus influenzae (vírus da influenza aviária – AIV). Considerada uma das doenças animais mais importantes pelos seus impactos sobre a saúde pública, a indústria avícola e a economia mundial na última década. Além das aves, esse tipo de vírus também pode infectar mamíferos, como cavalos, carnívoros, mamíferos marinhos e o ser humano.

O vírus da influenza aviária apresenta cepas de baixa patogenicidade (IABP) e de alta patogenicidade (IAAP). Na primeira, as aves silvestres manifestam um quadro assintomático, enquanto as aves domésticas podem ter sinais brandos. Já a IAAP, por uma modificação na hemaglutinina, causa infecções graves e sistêmicas, com alta letalidade e morbidade. O animal pode apresentar incoordenação motora, torcicolo, dificuldade de respirar e intensa diarreia.

O artigo completo está disponível na edição 293, de janeiro, de 2024

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 

BRASIL. Ministério da Agricultura e Pecuária. Diálogos para prevenção da Influenza Aviária. Brasília: SEDUC/DTEC/SDA-MAPA. 2023. Disponível: https://www.gov.br/agricultura/ptbr/assuntos/defesa-agropecuaria/proesa/ publicacoes/livros/serie-dialogos-para-a-saudeunica-no-campo/dialogos-influenza-av iaria/ Acesso em: 15 de novembro de 2023 

Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos – CMA. PROTOCOLO: Orientações Técnicas para a Vigilância e Enfrentamento da Influenza Aviária em Mamíferos Aquáticos em Unidades de Conservação Federal. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/centros-de

pesquisa/cemave/arquivos/protocolo_cma.pdf. Acesso em: 18 de novembro de 2023. 

FERREIRA, Fernando. Gestão de Emergência em Saúde Pública: realidade e desafios na prática da Saúde Única. I SIMPÓSIO DE SAÚDE ÚNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2023. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=6C-6H1KJB3U. Acesso: 13 de novembro de 2023. 

Informe Nº14. Informe Epidemiológico da Vigilância da Influenza Aviária em Unidades de Conservação Federais. Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres. Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/centros-de-pesquisa/cemave/destaques/gri 

pe-aviaria/informes-epidemiologicos-1/14_informe_influenza-aviaria_19_10_2023.pd f. Acesso em: 17 de novembro de 2023. 

Ministério da Agricultura e Pecuária. PORTARIA: Ministro da Agricultura declara emergência zoossanitária devido à Influenza Aviária no Brasil. 2023. Disponível em: 

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/ministro-da-agricultura-declara emergencia-zoossanitaria-devido-a-influenza-aviaria-no-brasil. Acesso em: 15 de novembro de 2023. 

Ministério da Agricultura e Pecuária. NOTA DE ESCLARECIMENTO: Casos de influenza aviária em mamíferos marinhos no Sul do país. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/casos-de-influenza-aviaria-em mamiferos-marinhos-no-sul-do-pais#:~:text=Referente%20a%20mat%C3%A9rias%2 0publicadas%20recentemente,mortos%20na%20Praia%20do%20Hermenegildo%2C . Acesso em: 18 de novembro de 2023. 

UHART, Marcela María. Influenza Aviária. In: Cubas, Z.S.; Silva, J.C.R.; Catão-Dias, J.L. Tratado de animais selvagens. 2ª ed. São Paulo: Roca, 2014

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!