Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Iniciativa: CRMV-MS lança documentário sobre a produção legal de animal silvestre

Por Equipe Cães&Gatos
jacaré
Por Equipe Cães&Gatos

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), por meio da Comissão Estadual de Animais Silvestres (CEAS), lança um documentário de 12 minutos sobre a produção legal de animal silvestre, com objetivo de frear o abate clandestino de jacarés, que ainda ocorre no Pantanal Sul-mato-grossense.

De acordo com a presidente da CEAS, Dra. Paula Helena Santa Rita, as principais vítimas da predação pela caça no Estado é, justamente, o jacaré do pantanal. “Ainda se propaga muito o consumo da carne do animal abatido na natureza”, adiciona.

Em contraposição à produção sustentável da carne desses animais, em Corumbá (MS), inspirou o CRMV-MS reforçar o papel fundamental de médicos-veterinários e zootecnistas na cadeia produtiva dessa carne exótica.

Apesar de a criação de animais silvestres em cativeiro para fins econômicos ou de conservação seja regulamentada pela Instrução Normativa Ibama nº 7, de 30 de abril de 2015, a caça predatória de jacarés de vida livre ainda ocorre. Caçadores abatem os animais, retiram suas caudas e deixam os corpos boiando nos rios. “O CRMV-MS tem sua função de proteger a sociedade, garantindo que haja um profissional qualificado para trazer a segurança de toda a produção independente do animal”, afirma o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva.

As imagens dos jacarés boiando foram gravadas na Serra do Amolar, uma das áreas mais afetadas pelos incêndios de 2020, quando surgiu a ideia do documentário. Também foram cedidas imagens da Policia Militar Ambiental (PMA) de Bonito e da UCDB, possibilitando esclarecer a importância da conscientização da população que o abate de animais silvestres na natureza é crime e o consumo de produtos de origem animal não inspecionado pode acarretar a transmissão de doenças.

Confira o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=SHG55A7nCZk

Fonte: CRMV-MS, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinárias comentam critérios a serem seguidos em reprodução de animais

UFMG divulga edital para Programa de Residência em Medicina Veterinária 2022

Veterinárias lançam livro que aborda terapêuticas em animais domésticos

Compartilhe este artigo agora no