Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Instituições realizam castrações gratuitas de animais no Rio Grande do Sul

Diversos animais que foram perdidos durantes as enchentes que atingiram o sul brasileiro estão em abrigos e precisando de auxílio
Por Equipe Cães&Gatos
cachorro e médica
Por Equipe Cães&Gatos

O Instituto Ampara Animal, em colaboração com a Prefeitura de São Paulo, iniciou projeto de castração para animais de estimação vítimas da recente tragédia no Rio Grande do Sul. A ação envolverá a castração de mais de 500  animais, visando atender às necessidades emergenciais relacionadas à saúde única.

- PUBLICIDADE -

Os procedimentos serão realizados pelos principais profissionais do Instituto Ampara Animal, que utilizarão técnicas minimamente invasivas. Essas técnicas promovem uma recuperação mais rápida dos animais, além de apresentarem risco mínimo de infecção. Além da castração, os animais também serão vacinados contra a raiva e microchipados.

A castração é uma medida essencial para o controle populacional de cães e gatos, evitando que mais animais nasçam em situação de maus-tratos ou passem a vida inteira em abrigos. Além de evitar a reprodução descontrolada, a castração pode reduzir a incidência de diversas doenças, e, nesse momento nos abrigos, onde se encontram muitos animais em espaços reduzidos. Essa prática é particularmente importante para o estresse causado pelo cio das fêmeas, melhorando assim o ambiente no local.

O trabalho do Instituto Ampara Animal visa o interesse da saúde única, que integra a saúde animal, humana e ambiental. A parceria entre o Instituto Ampara Animal e a Prefeitura de São Paulo reforça o compromisso com o bem-estar animal e a assistência em situações de emergência. O projeto destaca a importância da castração como uma prática responsável e necessária para o cuidado e a proteção dos animais de estimação.

Fonte: Instituto Ampara Animal, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Entenda quais doenças podem atingir animais resgatados das enchentes
Você sabe quanto tempo dura o cio de uma cachorra? Conheça mais sobre essa fase
Problemas na socialização? Profissional dá dicas para melhorar o comportamento dos pets

Compartilhe este artigo agora no