in ,

Médica-veterinária explica as cinco principais doenças intestinais que acometem os pets

Doenças como gastroenterite aguda, Colite, Pancreatite entre outros, são enfermidades que precisam de diagnóstico médico

Algumas dores que acometem os humanos também são capazes de causar sofrimento aos pets, como dores no estômago e outras doenças intestinais que causam desconforto. É importante que os tutores levem em consideração alguns sinais de incômodo, já que, distúrbios gastrointestinais em animais são mais comuns do que imaginamos.

De acordo com a médica-veterinária do Chefe Bob, Rachel Mosna, as causas dessas doenças que resultam em dor, perda de peso, vômito e outros impasses podem estar ligadas à diversos agentes. 

“A digestão saudável é essencial para o prolongamento e qualidade de vida dos pets, de modo que eles possam usufruir de todos os nutrientes necessários de sua alimentação. Por consequência, os distúrbios podem causar também desnutrição e desidratação”, explica Rachel. 

 Principais doenças intestinais frequentes em cães e gatos 

Segundo Rachel, algumas doenças intestinais podem ser mais frequentes, como:  Gastroenterite aguda: inflamação ou infecção do trato gastrointestinal, principalmente do estômago. A gastroenterite aguda geralmente é de curto prazo, causada por animais que ingeriram alimentos estragados ou rançosos.

Outra complicação é a Colite: inflamação aguda ou crônica da membrana que reveste o cólon (parte central do intestino grosso). É mais frequentemente causada por um parasita, a colite é mais comum em cães com menos de cinco anos e causa inflamação do intestino grosso. Além da Constipação: possui diversas causas, como falta de exercício, desidratação e ingestão de materiais não digeríveis, como ossos e brinquedos, ou alimentos com poucas fibras.

Vale ficar atento aos sinais de Diarreia: causado por infecções, parasitas internos, estresse, mudança na alimentação, além de outros fatores. Bem como, Pancreatite: inflamação ou infecção do pâncreas. Causada por ingerir alimentos ricos em gordura ou sobras de comida, infecções, doenças ou traumas.

Importante ressaltar que apenas um médico-veterinário pode determinar com precisão qual distúrbio está ocorrendo com os pets. 

gastrite em animais
Refeições saudáveis e balanceadas ajudam a evitar o surgimento de doenças intestinais (foto: reprodução)

Entenda as possíveis causas e sintomas das doenças intestinais em pets

O principal papel dos tutores é reconhecer os sinais apresentados pelos pets, a fim de tomar atitudes necessárias com o apoio de um médico-veterinário. Quando não tratadas, essas doenças atingem diretamente toda parte intestinal dos animais de estimação, ocasionando perda de peso, falta de apetite, e problemas de saúde até mais sérios no futuro. 

Os responsáveis pelas alterações fisiológicas em cães e gatos e que afetam o processo intestinal dos pets são: inflamações, infecções, falta de exercícios, má alimentação, estresse e até parasitas. 

“Ao surgir algum tipo de distúrbio intestinal, os animais de companhia passam a desenvolver reações, como: diarréia, vômito, alteração no apetite, perda de peso e sangue ou muco nas fezes”, comenta a veterinária.

Refeições saudáveis e balanceadas ajudam a evitar o surgimento de doenças intestinais 

Uma boa alimentação é um dos caminhos para evitar o surgimento de doenças intestinais. A rotina regrada com refeições saudáveis é essencial para os pets não desenvolverem essas doenças, além disso, ao não ingerir produtos industrializados ou que eles não estão acostumados, a chance de surgirem esses distúrbios é minimizada.

Para ajudar os tutores nesse cenário de prevenção, o Chef Bob – que possui mais de 1,5 receitas saudáveis – produz cardápios personalizados para cães e gatos que sigam dieta específica, ou seja, o tutor ao identificar um problema gastrointestinal em seu pet com auxílio de um médico-veterinário, pode realizar o pedido da alimentação para seu animal de estimação de acordo com as diretrizes direcionadas pelo profissional de veterinária, com o intuito de auxiliar na recuperação do pet.  Os interessados podem acessar o site, clicando aqui.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária que atua na Vigilância em Zoonose aborda a importância da prevenção de doenças

País europeu proíbe criação de Buldogue inglês e Cavalier King Charles Spaniel

Exposição de pets a altas temperaturas pode provocar hipertermia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

padaria pet sorocaba

Cidade do interior de São Paulo recebe padaria voltada ao mercado Pet

cannabis medicinal

Uso de cannabis medicinal na Veterinária impulsiona criação de grupo de trabalho no CRMV-SP