Segundo o QS World University Rankings by Subject 2024, a Odontologia e a Medicina Veterinária da Unesp se destacam entre as cem melhores do mundo. Publicado anualmente pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), o ranking coloca a Odontologia como a 36ª melhor nesta área do conhecimento, enquanto a Veterinária está classificada em uma faixa entre a 51ª e a 70ª posição.
Na edição deste ano, a consultoria ranqueou um total de 1561 universidades, selecionadas a partir de uma análise que incluiu mais de cinco mil instituições. A classificação se tornou pública na manhã desta quarta-feira, dia 10.
A análise divulgada pelo ranking apresenta dois recortes principais. O primeiro analisa o desempenho das instituições em cinco grandes áreas: Artes e Humanidades; Engenharias e Tecnologia; Ciências da Vida e Medicina; Ciências Naturais; e Ciências Sociais e Gestão. O segundo recorte analisa o desempenho das universidades em 55 áreas específicas do conhecimento. É neste grupo que estão, por exemplo, a Odontologia e a Medicina Veterinária da Unesp, que o ranking chama de Ciências Veterinárias.
Desempenho das grandes áreas
Ao longo dos últimos anos, a Unesp registrou melhoras sensíveis na avaliação de algumas dessas grandes áreas. Em Ciências da Vida e Medicina, por exemplo, a Universidade subiu da 323ª posição, em 2021, para 246° lugar na atual edição. Na mesma linha, em Ciências Sociais e Gestão, a Unesp ocupava o 340° lugar, em 2021, e nesta última edição está na 223ª posição. Em Engenharias e Tecnologia, a Universidade subiu da 304ª para a 253ª posição. Nas demais áreas, o desempenho foi praticamente estável.
O número de áreas específicas do conhecimento da Unesp que se tornaram elegíveis para figurar no ranking também vem aumentando ao longo dos últimos. Enquanto em 2021 eram 17 cursos ranqueados, a última edição do levantamento britânico mostra 26 áreas específicas contempladas no ranking, um aumento superior a 50% em quatro anos.
Para figurar neste ranking, a instituição deve cumprir uma atividade mínima de pesquisa que inclui três pré-requisitos: 1) oferecer programas de licenciatura ou de pós-graduação nesta disciplina; 2) superar a pontuação mínima exigida para os indicadores de reputação académica e/ou do empregador na disciplina em questão; 3) superar o limite de cinco anos para o número de artigos publicados e indexados pela Scopus na disciplina em questão.
Áreas específicas em destaque
Na Unesp, as disciplinas de Odontologia, cujos cursos são oferecidos nos câmpus de Araçatuba, Araraquara e São José dos Campos, obtiveram a 36ª posição no ranking. Já as Ciências Veterinárias foram posicionadas no intervalo entre 51° e 70° lugar. Os cursos de Medicina Veterinária da Unesp são oferecidos nos câmpus de Araçatuba, Botucatu e Jaboticabal.
Outras áreas do conhecimento da Unesp também tiveram destaque no ranking. Agricultura ficou na faixa entre a 101ª e a 150ª posição. Os cursos de Engenharia Agronômica são oferecidos nos câmpus de Botucatu, Dracena, Ilha Solteira, Jaboticabal e Registro.
A área de Geografia também ficou na faixa entre o 101° e o 150° lugar. Cursos de Geografia são oferecidos pela Unesp nos câmpus de Ourinhos, Presidente Prudente e Rio Claro.
Em Esporte, a Unesp ficou posicionada no intervalo entre o 101° e o 140° lugar. Cursos de Educação Física são oferecidos nos câmpus de Bauru, Presidente Prudente e Rio Claro.
Mais informações sobre o desempenho da Unesp podem ser obtidas na página do QS World University Rankings by Subject.
Metodologia
O QS World University Rankings by Subject usa um conjunto de indicadores para compilar as classificações que envolvem tanto dados reputacionais quanto bibliométricos. Os dados reputacionais são obtidos a partir de respostas a questionários aplicados pela consultoria a mais de 240 mil empregadores e acadêmicos de todo o mundo. Já os dados bibliométricos incluem as citações por artigo e o índice-H, que quantifica a produtividade e o impacto dos pesquisadores. Além deles, é considerado também o International Research Network (IRN), que avalia a colaboração global das instituições em pesquisa.
Cabe mencionar que esses indicadores possuem pesos diferentes para cada conjunto de áreas do conhecimento, levando em conta a relevância dos dados disponíveis para cada uma delas. Artes e Humanidades, por exemplo, tem um peso de 60% da Reputação Acadêmica, a maior entre todas as cinco grandes áreas do conhecimento, enquanto em Ciências da Vida e Medicina existe um peso de 20% para Citações por Artigo, que também é o maior entre todas as grandes áreas. Mais detalhes sobre a metodologia podem ser encontrados neste link (em inglês).
A Unesp e os rankings
A Comissão dos Rankings da Unesp reforça que o resultado de rankings não representa um alvo para a instituição, tampouco uma visão de futuro para a Universidade. Os resultados, entretanto, são relevantes porque mostram as consequências das ações que são realizadas continuamente pela Universidade. Um dos pilares mais importantes para a universidade pública brasileira é a atuação na extensão, responsável por levar o conhecimento produzido pela academia diretamente à comunidade. Essas ações de impacto social, entretanto, ainda não são consideradas pelos rankings universitários.
Fonte: FMVZ-Unesp, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Gatos também precisam – e gostam – de passeios diários?
Veterinária lista cinco passos para uma convivência positiva com os pets
Você está preparado para lidar com a adolescência do seu cão?