Pensando no aprimoramento do aluno, o Centro Universitário Uniesp vai promover cursos de férias para os alunos do curso de Medicina Veterinária, nos dias 25, 26, 27 de janeiro e 1º de fevereiro. O projeto é coordenado pela docente Paula Fernanda.
No dia 25, das 9h às 17h, serão discutidos temas como: vias e métodos de administração de medicamentos e coleta de material para exames em cães e gatos. Nos dias 26 e 27,das 9h às 17h, o tema será: métodos para aplicação e coleta de material para exames de equinos, numa parceria com o Uniesp e Clínica Mais Equus.
No dia 1º de fevereiro, das 9h às 17h, estará em pauta o tema: “Aplicação de vacinas, medicamentos injetável e coleta hematológica em bovinos”, numa parceria do Uniesp e Empaer
O Uniesp está se preparando para a formação da primeira turma, que começou em 2020 e, desde então, se tornou uma referência pela infraestrutura, matriz curricular atualizada e diferenciada, com docentes conceituados e laboratórios específicos.
De acordo com a docente Paula Fernanda, no universo profissional cada vez mais disputado, é importante que os estudantes se capacitem nas áreas que desejam trabalhar, assim encontrando alternativas para aumentar o seu currículo. “Nesta perspectiva, a realização de cursos extracurriculares durante o período de férias, permite ampliar os conhecimentos e trazer novas possibilidades durante a graduação”, defende.
Para ela, o hábito de participar de atividades extracurriculares, seja minicursos, estágios durante o recesso das aulas, proporciona a possibilidade de novos conhecimentos e novos saberes a serem adquiridos e o despertar por parte dos discentes em se especializar em novas áreas de atuação.
A professora informa que esses minicursos foram pensados especialmente para os alunos de Medicina Veterinária do Uniesp, mas, que em um segundo momento, serão abertos para alunos de Medicina Veterinária de outras instituições. “Para que os protocolos terapêuticos sejam corretamente instituídos é necessário entender corretamente como serão aplicados. Esses minicursos ofertados têm o objetivo ensinar, na prática, as diferentes vias e métodos de administração de medicamentos e vacinas, além de coleta de material para exames nos animais”, discorre.
A profissional revela que a instituição tem muitos projetos para 2023: “Em abril, teremos o Dia da Medicina Veterinária Uniesp, que será voltado para a causa animal, um problema que precisa de cada vez mais atenção, só no Brasil, existem cerca de 30 milhões de cães e gatos nas ruas, o que é uma questão sanitária e, também, social. Em setembro, teremos a III SIMVET, evento que já se consolidou em nossa instituição, onde, esse ano, teremos muitas novidades, além de muitas outras ações”, finaliza.
Fonte: Mais PB, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinária desvenda: Será que, realmente, os gatos sempre caem de pé?
Medicina Veterinária Sistêmica foca na filosofia em prol da vida dos indivíduos
Veterinária cita doenças que podem ser evitadas com a vacinação dos gatos