Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Membros do CRMV-SP tomam posse como integrantes da diretoria da ABHV

Presidente do Regional discursou na abertura da celebração, que ocorreu durante a feira Pet South America
Por Equipe Cães&Gatos
posse
Por Equipe Cães&Gatos

A Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV) empossou, no dia 17 de agosto, os integrantes da diretoria para o triênio 2023-2026 durante evento na Pet South America 2023. O membro da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), João Abel Buck, segue como presidente da ABHV; o representante regional de Campinas, e membro das Comissões de Entidades Veterinárias do Estado de São Paulo, e de Clínicos de Pequenos Animais, Paulo Corte Neto, foi nomeado vice-presidente; e o presidente da Comissão de Clínicos de Pequenos Animais, e membro da Comissão de Entidades Veterinárias do Estado de São Paulo, Márcio Thomazo Mota, será o diretor regional do ABC e Litoral Sul da Associação.

O presidente Odemilson Donizete Mossero, discursou na abertura do evento, representando o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e o Regional São Paulo, e saudou as autoridades presentes, parabenizando os eleitos e ressaltando a importância do associativismo e da participação política para os médicos-veterinários.

“A integração entre entidades é uma das marcas da nossa gestão. O associativismo, não só na Medicina Veterinária e na Zootecnia, mas em todas as profissões, e também na vida em sociedade, é fundamental para alcançarmos determinados objetivos e melhores resultados. Ele viabiliza maior participação e cria espaços de diálogo entre a sociedade organizada e o poder público”, disse.

A ABHV reúne clínicas, hospitais e centros de diagnóstico veterinários a fim de promover melhores práticas para a profissionalização da gestão, e visa estimular a inovação e melhorias técnicas. Realiza eventos profissionais e científicos relacionados à área veterinária e promove premiações ligadas ao setor.

“A Associação tem realizado um excelente trabalho nos últimos anos, por meio do incentivo e viabilização da educação como ferramenta contínua de aprimoramento para as instituições associadas, contribuindo para que se tornem referência em seu campo de atuação, e na construção de uma Medicina Veterinária de alto nível”, enfatizou o presidente do CRMV-SP durante seu discurso.

O conselheiro e presidente da Comissão de Políticas Públicas do Regional, Raphael Hamaoui, e o conselheiro e membro das Comissões de Fiscalização e de Entidades Veterinárias do Estado de São Paulo do Regional, Felipe Consentini, prestigiaram o evento.

A ABHV reúne clínicas, hospitais e centros de diagnóstico veterinários a fim de promover melhores práticas para a profissionalização da gestão (Foto: divulgação)

Medicina Veterinária e o mercado pet

A população de pets no Brasil superou a do Reino Unido e já está entre as três maiores do mundo. Segundo o senso do Instituto Pet Brasil de 2022, são 149,6 milhões de animais de estimação, ou seja, pelo menos 70% da população tem um animalzinho em casa ou conhece alguém que tenha. Isso mostra a importância e força da Medicina Veterinária no País. O faturamento do setor cresceu 16,4% no último ano, chegando aos R$ 60 bilhões.

Diante do cenário otimista, em que os médicos-veterinários mostram-se fundamentais para a garantia da Saúde Única e o bem-estar dos animais, o investimento na qualificação profissional é fundamental. “Por isso, a importância do trabalho da ABHV, que cria espaços de discussão e atualização da classe. Tais medidas só reforçam a grandeza da Medicina Veterinária, uma ciência que está em constante avanço em consonância com as demandas nacionais e mundiais”, disse Mossero.

O presidente da ABHV, João Abel Buck, disse estar feliz com a posse para um novo triênio, com a parceria do Regional, e o desenvolvimento do setor. “Houve um crescimento de 80% das exposições [da Pet South America] do lado veterinário, com cerca de 12 mil médicos-veterinários inscritos no evento”, relatou.

Paulo Corte Neto, vice-presidente da ABHV pelos próximos três anos, destacou que “a Medicina Veterinária está crescendo a passos largos e precisamos da união da classe para poder almejar o lugar de reconhecimento da profissão”.

Márcio Thomazo Mota, que continua como diretor distrital do ABC e Litoral Sul da ABHV, destacou o trabalho feito até então na ABHV e afirmou que a nova gestão deve consolidar o que foi realizado até o momento. “A Associação tem cerca de 400 hospitais veterinários afiliados, espalhados por todo o Brasil. Temos programas para promover a melhoria da eficiência e do lucro desses estabelecimentos, além de premiação e certificação para o reconhecimento de empresas do setor, o que não existia antes”, afirmou.

Participação política

Assim como o associativismo, é importante despertar para uma maior participação política das nossas classes, disse o presidente do Regional durante seu discurso no evento.

“Esse é um esforço que, como profissionais, precisamos nos unir buscando fortalecer nossas profissões também politicamente. Afinal, muitas decisões importantes e impactantes dependem de aprovações prévias dos nossos representantes eleitos nas esferas federal, estadual e municipal do legislativo e executivo do nosso País. Conclamo aqui a todos pensarem seriamente nessa ideia”, finalizou.

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Como lidar com conflitos em ambientes veterinários?

Livros que ensinam a cuidar de cães e gatos são lançados na Bienal do livro, em Maceió (AL)

Pandemia elevou número de tutores em 30%

Compartilhe este artigo agora no