Os tutores de pets que utilizam os ônibus intermunicipais em Minas Gerais agora podem levar seus animais durante a viagem.
Desde a última sexta-feira, 27 de junho, está em vigor um novo regulamento para o transporte de cães e gatos domésticos de pequeno porte nos ônibus do sistema intermunicipal de passageiros.
Na classificação de animais de pequeno porte, de acordo com o documento, estão os pets que podem ser transportados em caixas que o tutor consiga carregar e manusear e tenham espaço suficiente para o animal se levantar, virar e deitar com conforto.
A norma foi aprovada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e elaborada em uma parceria com Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindpas) e o Ministério Público do Estado (MPMG).

Quais são as regras?
Para viajar com pets nos ônibus de Minas Gerais é preciso seguir algumas regras, são elas:
- É necessário comprar uma passagem de ônibus específica para o pet;
- Deve-se utilizar caixas de transporte resistentes, ventiladas e compatíveis com o tamanho do animal, que impeçam o contato com outros passageiros;
- O tutor deverá portar um atestado de saúde do animal emitido por médico-veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária, com validade de até 30 dias antes da data da viagem;
- Para o embarque os cães e gatos devem estar limpos e não podem representar riscos à segurança dos demais usuários.
Outro ponto importante da regulamentação é que em cada viagem são permitidos até dois animais domésticos de pequeno porte, caso existam mais pets para embarcar será seguida a ordem de reserva.
Além disso, o assessor técnico do CRMV-MG, Messias Lobo, ressalta que os tutores devem ficar atentos à vacinação e vermifugação dos pets para agilizar o processo de emissão do atestado pelo médico veterinário.
“A exigência do atestado garante a segurança para os animais e para os passageiros que utilizam o serviço de transporte intermunicipal. É um processo rápido. O médico-veterinário faz uma consulta, avalia as condições de saúde do animal e já emite o atestado na hora”, explica.
Essas regras não se aplicam a cães-guia e outros animais que são amparados por legislação específica e seguem regras próprias.
Fonte: Agência Minas, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ
Quais espécies de animais podem ser transportadas nos ônibus intermunicipais de MG?
Nos ônibus intermunicipais de Minas Gerais são permitidos cães e gatos de pequeno porte.
Os pets precisam pagar passagem para usar os ônibus de MG?
Sim, o transporte de pets nos ônibus intermunicipais do MG apenas é permitido mediante a passagem do animal.
Quais são as regras para viajar com pets nos ônibus de MG?
Além da compra da passagem, para embarcar os animais devem estar limpos e dentro de caixas de transporte compatíveis com o seu tamanho. Os tutores devem também apresentar um atestado de saúde emitido por um médico-veterinário.
LEIA TAMBÉM:
Viagens de avião com pets: O que os médicos-veterinários precisam saber?
Transporte público em SP permite pets com regras específicas
Senado aprova projeto que regulamenta transporte aéreo de cães e gatos