- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Onça-pintada Miranda, que sobreviveu aos incêndios do Pantanal, dá a luz

Registros da onça-pintada com seu filhote foram feitos a partir de armadilhas fotográficas
Por Equipe Cães&Gatos
onças pintadas em meio a natureza
Por Equipe Cães&Gatos

O ano de 2024 marcou o Pantanal, que teve boa parte do seu território destruída pelos incêndios. Felizmente, pouco a pouco essa região está se recuperando e Miranda é a prova disso. A onça-pintada, que foi resgatada com queimaduras graves e sobreviveu, acaba de dar a luz a um filhote.

Após a recuperação, o animal foi devolvido ao seu habitat natural e vem sendo monitorado pela ONG Onçafari, que percebeu movimentações diferentes compatíveis com um comportamento maternal.

“Ela ficou em uma área de mata por mais de seis dias seguidos, depois passou a circular em torno do mesmo ponto, comportamento típico de fêmeas com filhotes recém-nascidos”, explica o biólogo Marcos Ávila.

O acompanhamento da Mirando foi realizado por semanas através dos sinais do rádio-colar e armadilhas fotográficas instaladas no local confirmaram a suspeita, pela primeira vez ela foi registrada ao lado do seu filhote. “É um presente para todos que se uniram pela recuperação do Pantanal”, afirmou a equipe do Onçafari.

A imagem marca um novo capítulo na trajetória de Miranda e representa o sucesso do trabalho de resgate, reabilitação e monitoramento da fauna afetada pelos incêndios.

Fonte: G1, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

Através de armadilhas fotográficas foi possível ver Miranda com seu filhote (Foto: Divulgação ONG Onçafari)

FAQ

Quando aconteceram os incêndios no Pantanal?

O último incêndio no Pantanal aconteceu em 2024 e as chamas consumiram mais de 2,62 milhões de hectares do bioma nesse período.

Como foi possível descobrir que a onça-pintada deu a luz?

O animal estava sendo monitorado desde que foi solto no seu habitat natural em setembro e armadilhas fotográficas registraram ele com seu filhote.

A onça-pintada se machucou durante os incêndios?

Sim, Miranda, nome dado a onça, foi encontrada escondida em uma fazenda tentando se proteger do fogo. Ela sofreu queimaduras graves, mas se recuperou.

LEIA TAMBÉM:

Aos 25 anos, onça-pintada mais velha do mundo em cativeiro morre

Anta volta à natureza após sobreviver aos incêndios no Pantanal

Ameaças à vida selvagem: tráfico e perda de habitat colocam espécies em risco de extinção

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no