A Elanco Saúde Animal terá um papel de destaque na edição 2024 do Ortovet Expert Congress, que ocorrerá de 16 a 18 de julho no Hotel Riale Brisa Barra, no Rio de Janeiro. Este evento é uma oportunidade única para debater soluções e tendências na ortopedia veterinária, um campo vital devido à alta prevalência de problemas ortopédicos em animais de estimação.
Entre as condições ortopédicas mais comuns está a osteoartrite (OA), um mal degenerativo das articulações que afeta tanto cães quanto gatos. Os sintomas da OA incluem dor articular, limitação em realizar atividades físicas cotidianas, claudicação (quando o animal manca), dificuldade para se levantar ou se mover, e alterações articulares.
Para aprofundar a discussão sobre essa condição, a Elanco está patrocinando a palestra “O papel dos AINEs no tratamento da osteoartrite: como garantir a qualidade de vida e segurança a longo prazo”, ministrada pela médica-veterinária Denise Fantoni. Com mestrado em Patologia Experimental e Comparada e doutorado em Cirurgia Clínica Veterinária, Fantoni é referência no Brasil e compartilhará suas experiências e conhecimentos no dia 17 de julho, às 12h20.
A companhia vem, ao longo dos anos, se especializando no desenvolvimento de soluções que promovam mais qualidade de vida aos pets. Segundo Mariana Cappellanes Flocke, médica-veterinária e consultora técnica sênior da Elanco, há uma série de enfermidades que podem causar dor e entre elas está a OA. “A inflamação e degeneração das articulações, conhecida como osteoartrite, é comum em pets de todas as idades, e muitas vezes com o diagnóstico falho, o problema só é descoberto quando o pet já é idoso e está em estágio avançado”, explica.
Alguns estudos apontam que a OA é a causa número um de dor crônica em cães e afeta 1 em 5 cães com mais de um ano de idade. Mais de 50% dos casos de osteoartrite em cães são diagnosticados entre 8 e 13 anos. Algumas pesquisas indicam a prevalência de 20% de OA em gatos de todas as idades e 90% em animais com idade acima de 12 anos. Esses dados indicam que a doença acomete animais de diferentes idades, não sendo exclusiva dos idosos.
“A Elanco se destaca na vanguarda da promoção do bem-estar e saúde animal, refletindo seu compromisso em apoiar os tutores e médicos-veterinários em seus desafios na busca de oferecer uma melhor qualidade de vida para os pets sob seus cuidados, destaca Karina Toledo, gerente de marketing de Pet Health da área de Terapêuticos da Elanco Brasil.
Fonte: Elanco Brasil, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
É saudável utilizar luz laser para brincar com os pets?
Conheça quatro características da raça buldogue francês
A inteligência artificial é capaz de entender o latido dos cães?