Lidar com clientes não é uma tarefa fácil em nenhuma profissão, já que, na maioria das vezes e principalmente na Medicina Veterinária, não se aprende a lidar com pessoas, de fato, na graduação. No entanto, para que uma clínica ou hospital veterinário alcance o sucesso, a principal missão é a fidelização da clientela.
A médica-veterinária e consultora de Negócios do Sebrae, Jane Mary Albinati Malaguti, explica que fidelizar é ganhar o coração do cliente, é ter um espaço reservado na sua mente. “E, para isso, é preciso ter um bom posicionamento profissional para ser lembrado, recomendado e reconhecido como o médico do animal de estimação do cliente. Esta relação de confiança que se estabelece entre cliente, o pet e médico-veterinário é conquistada por meio de muito profissionalismo, ética, qualidade e um atendimento diferenciado”, diz.
Sendo assim, ela dá algumas dicas:
- Desenvolva o seu diferencial – Como você gostaria de ser reconhecido?
- Desenvolva o seu nicho de mercado e trabalhe para ser a referência nele;
- Esteja pronto para atender bem e se interessar sinceramente pelo seu paciente. Conheça as “dores” e preocupações dos tutores para propor soluções e alternativas (um tratamento complementar, por exemplo, e acompanhe de perto os resultados);
- Tenha sempre um cadastro completo e atualizado dos animais que chegam até a clínica. Se possível, anexar com fotos, imagens, informações complementares. Isto pode ser um mapa de informações para lançamento de novos produtos ou serviços;
- Crie o seu diferencial de atendimento. Em que você se diferencia? Que competências e especializações podem contribuir para o bem-estar dos animais que chegam à sua clínica?
- Saiba utilizar-se das redes sociais para fazer sua network, postar informações relevantes aos clientes e divulgar o seu negócio;
- Atualize-se e busque sempre novas oportunidade no mercado em tratamentos, procedimentos, técnicas que venham a contribuir com o atendimento do animal;
- Lembre-se: o seu paciente é um membro de família valioso e seus tutores não se esforçam para prover o melhor atendimento veterinário, tratamento, alimento, entretenimento.
Além disso, segundo Jane, o atendimento humanizado é sempre valorizado. “Uma ligação para saber se o atendimento foi adequado, para acompanhar o estado do animal que passou por algum procedimento, demonstra cuidado e atenção. Traz conforto e fortalece relações de confiança. Os tutores também gostam de ser mimados”, comenta.
O médico-veterinário, cirurgião dentista, especializado em Marketing pela FIA (Fundação Instituto de Administração) e professor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antônio Gioso, diz que, para fidelizar o cliente, é preciso se basear em três pilares: A técnica de diagnóstico e tratamento; a personalidade do médico-veterinário – seu jeito, inclusive com o cliente; e a gestão da carreira.
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Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.
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