Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Pernambuco sedia conferência de Medicina Veterinária do Coletivo

Objetivo do congresso foi de promover a disseminação e o aprimoramento dos conhecimentos da área
Por Equipe Cães&Gatos
encontro
Por Equipe Cães&Gatos

Aconteceu na Universidade Federal Rural de Pernambuco, a XI Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo. De forma híbrida –  presencial e on-line – o evento teve início no dia 25 de maio e seguiu até dia 27. O objetivo do congresso foi de promover a disseminação e o aprimoramento dos conhecimentos da Medicina Veterinária do Coletivo, atualizando os profissionais, mediante a apresentação de experiências práticas, de estudos científicos nacionais e internacionais com diversos palestrantes, professores e pesquisadores da área.

Saúde única, saúde coletiva, manejo populacional de cães e gatos, guarda responsável, controle reprodutivo, animais de companhia e riscos de agravos, bem-estar animal, violência interpessoal e os maus-tratos aos animais, Medicina de Abrigos, Medicina Veterinária de Desastres e interação humano-animal são alguns dos temas que vêm sendo abordados.

A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco, Elisa Araújo, falou sobre a alegria em receber em Pernambuco esse evento e representar o Conselho Federal de Medicina Veterinária e o nosso Regional na instituição secular que é a Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde está acontecendo a conferência. “Quando o mundo passa por tantas transformações e muitas delas tem seu impacto justamente pela não observação das relações indissociáveis entre humanos, animais e meio ambiente, as reflexões sobre essa saúde única precisam acontecer cada vez mais. A medicina veterinária do coletivo faz parte dessas reflexões”, pontuou a presidente do CRMV-PE. 

Evento contou com a presença de alguns presidentes, membros de diretoria e conselheiros dos Conselhos Regionais (Foto: reprodução)

Para o membro da comissão organizadora do evento e presidente da Comissão de Saúde Única do CRMV-PE, Daniel Brandespim (UFRPE), os participantes da Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo estão tendo oportunidade de aprimorarem o conhecimento sobre a medicina do coletivo, que apesar de ser uma nova, está em ascensão no Brasil.

O evento contou com a presença de alguns presidentes, membros de diretoria e conselheiros dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraná, Alagoas, Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais. Também a participação da diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direito dos Animais do Ministério do Meio Ambiente, Vanessa Negroni. 

Medicina Veterinária do Coletivo

A Medicina Veterinária do Coletivo foi recentemente reconhecida como uma nova especialidade da Medicina Veterinária e o Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC) é a organização habilitada junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para conceder o título de especialista. A decisão ocorreu na 346ª Sessão Plenária Ordinária do CFMV, realizada em 28 de abril de 2021, publicada na Resolução 1.394, de 13 de maio de 2021.

A MVC é uma área que interliga a saúde coletiva, a Medicina de Abrigos e a Medicina Veterinária Legal no que se refere às interações entre humanos, animais e meio-ambiente. Para atuar nela, o profissional deve desenvolver habilidades para coordenar a integração intersetorial e multiprofissional do sistema, por meio da estratégia de saúde única.

A prática da MVC no Brasil tem se acelerado, principalmente, com as novas realidades jurídicas de cunho ético e moral. Nesse sentido, a conferência busca unir a ciência com a ética e a legislação, oferecendo bases fundamentadas para os médicos-veterinários promoverem uma vida digna e sem sofrimentos aos animais que necessitam permanecer confinados.

Fonte: CRMV-PE, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária aponta quais doenças são incuráveis nos pets

Empresas investem em informação e networking no XXII CBNA Pet

Educação da Medicina Veterinária abre o 42º CBA

Compartilhe este artigo agora no