Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Pesquisa mostra como os cães entendem o que dizemos, segundo a ciência

Por Equipe Cães&Gatos
conversa
Por Equipe Cães&Gatos

Os cães, um dos animais de estimação mais populares, podem entender melhor do que outros animais os comandos e palavras de incentivo de seus tutores. Como eles fazem isso?

- PUBLICIDADE -

Embora eles não se comuniquem oralmente como os humanos, os cães parecem entender nossas palavras. Isto se deve a uma peculiaridade que os caninos compartilham com as pessoas, de acordo com um artigo intitulado Mecanismos neurais para o processamento lexical em cães, publicado na Revista Science, em 2016.

Os pesquisadores e autores do trabalho utilizaram imagens de ressonância magnética funcional para explorar se e como os cérebros dos cães separam e internalizam informações do vocabulário e entonações humanas.

Os cães processam as palavras da mesma maneira que os humanos, utilizando hemisférios diferentes do cérebro (Foto: reprodução)

Os ouvintes humanos são capazes de analisar separadamente o conteúdo comunicado por meio da fala. O cérebro das pessoas processa sinais lexicais (palavras) de um jeito e de entonação de outro, segundo explica o estudo. 

Mas esta habilidade não é reservada apenas às pessoas. De acordo com a pesquisa, os cães processam as palavras da mesma maneira, utilizando hemisférios diferentes do cérebro. Além disso, não é apenas o que dizemos que os influencia, mas também como o dizemos.

Por exemplo, os pesquisadores detectaram maior atividade nas regiões de recompensa primária dos cérebros dos cães quando as palavras e entonação utilizadas com eles eram de elogios. O documento conclui que os caninos utilizam mecanismos cerebrais muito semelhantes aos das pessoas para entender o que dizemos. 

Fonte: National Geographic, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária desvenda: Será que, realmente, os gatos sempre caem de pé?

Medicina Veterinária Sistêmica foca na filosofia em prol da vida dos indivíduos

Veterinária cita doenças que podem ser evitadas com a vacinação dos gatos

Compartilhe este artigo agora no