in

Prefeitura de Goiânia e UFG promovem Dia D de Vacinação Antirrábica, neste sábado (28/05)

Caso de raiva animal, confirmado em março, nas proximidades da Universidade Federal de Goiás, leva Prefeitura de Goiânia e Escola de Veterinária e Zootecnia a realizar ação contra doença

Em parceria com a Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Prefeitura de Goiânia promove, neste sábado (28/05), o “Dia D de Vacinação Antirrábica”. A ação acontece das 8h30 às 17h, no posto de vacinação do Hospital Veterinário, localizado na intersecção da Rua R-2 com a Rodovia GO-462, no Campus Samambaia (saída para Nova Veneza). 

O “Dia D” foi organizado com objetivo de reforçar a cobertura vacinal de cães e gatos da região norte de Goiânia. Em março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou um caso de raiva animal em bairro próximo à UFG. 

vacinação
O “Dia D” foi organizado com objetivo de reforçar a cobertura vacinal de cães e gatos da região norte de Goiânia (Foto: reprodução)

“Após a confirmação do caso, nós fizemos um bloqueio vacinal, com a aplicação de 647 doses da vacina antirrábica. Neste sábado, as equipes estarão disponíveis para reforçar a vacinação na região. Aproveitaremos para ampliar o serviço a todos os interessados da capital”, explica o diretor de Vigilância em Zoonoses da Secretaria de Saúde, Murilo Marino Reis. 

A vacinação é voltada para cães e gatos saudáveis e que tenham idade superior a três meses. “No caso de fêmeas gestantes e lactantes, devem aguardar a desmama dos filhotes para serem vacinados”, pontua o diretor de Vigilância em Zoonoses. Murilo acrescenta que a raiva tem um índice de letalidade próximo a 100% em animais e humanos. “Por isso, a vacinação é a prevenção mais eficiente”. 

O diretor salienta que casos de raiva animal no perímetro urbano são raros. Mas, quando identificados, é preciso agir de forma rápida e eficiente, por meio de estratégias como o bloqueio vacinal. 

Fonte: Prefeitura de Goiânia, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM: 

Profissional comenta importância da atuação de zootecnistas no mercado pet 

Conselho Regional de Medicina Veterinária-CE alerta sobre a extinção de animais no Ceará 

Veterinária explica a ocorrência de hiperplasias mamárias em gatas castradas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cachorro catarata

Médicos-veterinários alertam sobre o risco de catarata e glaucoma em pets

e-commerce

Levantamento do Instituto Pet Brasil indica que mercado pet teve alta de 14% em 2022