Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Prefeitura de Goiânia resgatou mais de 300 animais silvestres em 2023

Durante período chuvoso e com o ciclo reprodutivo, é mais comum encontrar filhotes que estão aprendendo a sair de seus ninhos
Por Equipe Cães&Gatos
foto-passaro
Por Equipe Cães&Gatos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), registrou o resgate de 318 animais silvestres, de janeiro a dezembro de 2023, em residências ou estabelecimentos comerciais da Capital. Segundo a pasta, durante o período chuvoso e com o ciclo reprodutivo é mais comum encontrar filhotes que estão aprendendo a sair de seus ninhos.

“É aconselhável evitar a interação com as aves neste período, não oferecendo comida ou água. Ignorá-las é a melhor abordagem, pois eventualmente elas se afastarão”, explica o presidente da Amma, Luan Alves. Também em 2023 foram realizadas 207 orientações pelo telefone da Gerência de Proteção e Manejo de Fauna, quando o morador é orientado em relação ao que fazer com o animal ou se esse precisará de resgate.

Pássaro resgatado pelo AMMA (Foto: divulgação)

“Muitas vezes o animal vai embora sozinho. Então quanto menos intervenção humana na sua passagem, melhor”, explica a gerente de Proteção e Manejo da Fauna da Amma, Juliana Guedes Gobbi. Após a orientação e se for o caso de resgate, a Amma pode ser acionada.

A Gerência de Proteção e Manejo de Fauna da Amma pode ser acionada pelos telefones 161 ou (62) 3524-1422. Além da Amma, os bombeiros realizam o trabalho de resgate de animais silvestres em Goiânia, quando acionados pelo telefone 193, principalmente em casos em que o animal está localizado em áreas mais altas.

Os animais resgatados são destinados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que realiza a soltura destes em local apropriado e correto, considerando aspectos técnicos das espécies.

Fonte: Jornal Opção, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Gato é o predador que mais extinguiu espécies na história 

Pet na praia: confira dicas para garantir segurança e diversão

Coreia do Sul aprova lei que proíbe venda de cães para consumo

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!