Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Professor Raul José Silva Girio falece aos 71 anos

Médico-veterinário escreveu centenas de artigos e estudava uso de canabinóides
Por Equipe Cães&Gatos
RAUL-GIRIO
Por Equipe Cães&Gatos

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) emitiu uma nota de pesar lamentando o falecimento, no último sábado (27), do professor Raul José Silva Girio.

Médico-veterinário com especialização em Saúde Pública, mestrado e doutorado em Medicina Veterinária, Girio era professor titular aposentado do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV/Unesp).

CFMV emitiu nota lamentando perda do profissional (Foto: divulgação)

O profissional também era docente e coordenador do Programa de Pós-Graduação do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar), contribuindo com o Sistema CFMV/CRMVs como conselheiro efetivo por duas gestões no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) como conselheiro efetivo, ocupando a mesma função no CFMV.

Girio escreveu centenas de artigos e desenvolveu mais de 30 projetos como membro do grupo de pesquisadores da Unesp, da USP e das Universidades do Texas (EUA) e de Toronto (Canadá). 

Entre as suas produções e contribuições para a Medicina Veterinária estão legislações nacionais e internacionais sobre o uso de medicamentos veterinários e o controle de enfermidades infecciosas dos animais de produção e companhia; ensaios para testes de produtos veterinários farmacêuticos e de vacinas; dois livros e nove capítulos de livros publicados, e dezenas de orientações e supervisões de dissertações e teses de mestrado e doutorado.

Ele deixa importantes projetos em andamento sobre o uso de canabinóides como terapêutica complementar da dor, e da curcumina com atividade antidiabética.

“O CFMV agradece ao professor Raul José Silva Girio pelos anos de dedicação e contribuição para o desenvolvimento da Medicina Veterinária brasileira e se solidariza com os familiares e amigos, desejando que o amor e as lembranças tragam conforto e paz durante esse período de luto”, divulga o conselho.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Investigadores descobrem novos marcadores de doença renal em cães com erliquiose

CRMV-RJ repudia sedação de animais durante viagens

Canabidiol tem maior eficácia em pets quando associado a outros tratamentos

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!