- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Programa Catarinense de Castração é apresentado ao CRMV-SC

O programa Pet Levado a Sério busca levar o controle populacional de cães e gatos a municípios com menos de 10 mil habitantes
Por Equipe Cães&Gatos
Programa Catarinense de Castração é apresentado ao CRMV-SC
Por Equipe Cães&Gatos

Um programa inédito em Santa Catarina relacionado ao controle populacional de cães e gatos, com a intenção de atingir municípios catarinenses com menos de 100 mil habitantes, foi apresentado ao CRMV-SC no fim de janeiro.

O secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta, falou sobre a importância da parceria com o CRMV-SC para o sucesso do projeto. “Hoje, abrimos uma conversa com o Conselho, explicamos a intenção do Estado e a estrutura deste programa. Desejamos que o CRMV-SC nos auxilie com contribuições técnicas, sugerindo o que pode ser aprimorado para que a gente possa entregar uma política pública efetiva”, disse o secretário.

O programa prevê incentivo financeiro às prefeituras, campanhas educativas com público alvo, mutirões de castração e microchipagem, entre outros itens (Foto: Divulgação)

O presidente do CRMV-SC Moacir Tonet colocou a autarquia à disposição para adequações técnicas do programa e fez alguns alertas. “A presença de RT´s em campanhas de controle populacional, priorizar os procedimentos em clínicas veterinárias dos municípios atendidos, obedecer às normas técnicas que priorizem o bem-estar animal e realizar campanhas de educação são pontos essenciais”, reforçou Tonet.

O gerente técnico do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) Fernando Zacchi, presente na reunião, apontou algumas sugestões como a presença de um médico-veterinário atuando na implantação do projeto junto aos municípios, a realização de um censo animal além de observações relacionadas à microchipagem.

O programa prevê incentivo financeiro às prefeituras, campanhas educativas com público alvo, mutirões de castração (esterilização cirúrgica de cães e gatos) e microchipagem, entre outros itens. O próximo passo será uma nova reunião entre representantes do CRMV-SC e da Diretoria de Bem-Estar Animal para o alinhamento do programa.

Participaram ainda da reunião a diretora Bem-Estar Animal, Fabrícia Costa, a gerente de Controle Populacional, Jerusa Gadotti, o conselheiro do CRMV-SC, Marcelo Henrique Puls da Silveira, a gerente-executiva Thalyta Marcilio e a assessora técnica Paola Manfredini.

Fonte: CRMV-SC, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

FAQ

Qual o objetivo do programa?

Um programa inédito em Santa Catarina relacionado ao controle populacional de cães e gatos, com a intenção de atingir municípios catarinenses com menos de 100 mil habitantes.

Quais serão as ações do programa?

O programa prevê incentivo financeiro às prefeituras, campanhas educativas com público alvo, mutirões de castração (esterilização cirúrgica de cães e gatos) e microchipagem, entre outros itens.

Quais os próximos passos?

O próximo passo será uma nova reunião entre representantes do CRMV-SC e da Diretoria de Bem-Estar Animal para o alinhamento do programa.

LEIA TAMBÉM:
Veterinária destaca mudanças no comportamento dos cães após castração
Atenção ao período pós-parto ajuda a prevenir problemas em fêmeas e neonatos
Veterinária esclarece dúvidas sobre mastectomia e tratamento de neoplasias mamárias em pets

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no