Algumas pessoas são pais de pets, outras amam plantas e outras… adoram os dois! Porém, se você se encaixa nessa última categoria, é preciso ter cuidado com as espécies de plantas e flores que coloca dentro de casa. Afinal, algumas delas podem ser nocivas para os bichinhos.
Existem até mesmo aquelas que podem ser venenosas e fatais para cães e gatos, viu? Ou seja, não dá mesmo para descuidar ou deixar para lá.
Quer saber quais as plantas nocivas para pets e evitar acidentes? Veja a seguir:
Plantas que NÃO PODE ter em casa com pets
O especialista da Flores Online Lucas Buffo explica que algumas flores, apesar de serem super bonitas e cheirosas e ótimas para a decoração, não são adequadas para quem tem pets. Elas são perigosas, podendo causar vômitos, diarreias, alterações cardíacas, convulsões e até coma.
Abaixo, confira quais são algumas dessas espécies que você não deve ter em casa se tiver pets:
- Azaleia
- Copo de leite
- Antúrio
- Samambaia
- Lírio
- Espada de São Jorge
Vale lembrar que, se você já tiver essas plantas e um novo pet entrar para a família, é importante deixá-las em um local ao qual o animal não tenha acesso. Aliás, você deve sempre prestar atenção nas plantas que há nos locais aos quais levar o bichinho, como em viagens.
Caso seu animal por acaso ingerir qualquer uma dessas espécies, leve-o a um veterinário imediatamente.
Plantas que PODE ter em casa com pets
Ao contrário das espécies já mencionadas, algumas plantas são bem inofensivas para pets, não sendo nocivas para eles. Isso considerando que o animal não seja alérgico, então é preciso conferir isso.
A seguir, veja quais essas plantas pet friendly:
- Girassol
- Orquídea
- Fitônia
- Echeverias (uma espécie das suculentas)
Sobre outras plantas, sempre pesquise antes de comprar! Um médico-veterinário deve conseguir te ajudar com isso. Em caso de ingestão de alguma planta ou flor, procure um veterinário.
Fonte: Portal Alto Astral, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Você conhece os sinais de sarna nos cachorros?
Conheça mitos e verdades sobre problemas articulares nos pets
Saiba como terapias integrativas podem curar e descobrir doenças dos pets