Se preocupar com o bem-estar do colaborador, ouvir suas dores e preocupações e saber que é preciso se adaptar após um longo período de pandemia é essencial. Tudo isso alinhado com um departamento de recursos humanos que já tem, por essência, a atenção personalizada aos colaboradores como prioridade. Foi com base nesses conceitos que a Special Dog Company conquistou o topo da lista de melhores empresas para se trabalhar, figurando entre as grandes companhias do estado de São Paulo.
O estudo foi realizado pela consultoria Great Place to Work (GPTW) em 2022. Com 39 mil pontos de venda, 60 mil entregas por mês e presente em sete estados mais o Distrito Federal, a Special Dog Company tem sede na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e emprega mais de 1.400 pessoas.
“Sempre tivemos o cuidado e o carinho com os colaboradores como prioridade, além de estendermos essa atenção também para seus familiares. Temos a presença constante do CEO no dia a dia de cada pessoa que trabalha na empresa, inclusive no esclarecimento de dúvidas, e sempre buscamos novas ações que possam melhorar o ambiente corporativo. Conquistar o primeiro lugar no ranking da GPTW é uma confirmação de que estamos no caminho certo, mas nunca deixamos de analisar os resultados para entender quais pontos merecem atenção e como podemos melhorar ainda mais”, conta a gerente de Recursos Humanos da empresa, Fabia Azevedo de Carvalho Lima.
Mesmo com um histórico de ações inovadoras de RH, a empresa precisou se reinventar ao longo da pandemia para superar os desafios impostos pela Covid-19. Uma das soluções foi a criação dos “Quadrados de Conversa”. “Os gestores estavam aflitos, precisando lidar com uma responsabilidade enorme. Percebemos, então, que era hora de falar sobre sentimentos. Foi assim que surgiram os ‘Quadrados de Conversa’, reuniões com psicólogos, palestrantes e especialistas, que abriram espaço para que os gestores pudessem falar, em sessões coletivas de 1h30, sobre sentimentos e saúde mental. A ação foi muito bem recebida e trouxe resultados consistentes, por isso ampliamos o público-alvo e hoje as reuniões recebem também colaboradores de diversas áreas”, complementa.
Outro benefício iniciado na pandemia que se manteve fixo foi o subsídio a psicólogos. Hoje, a Special Dog Company conta com três psicólogos parceiros para atender aos colaboradores, com parte do tratamento custeado pela empresa. O grande legado desse período de crise sanitária foi o entendimento de que os benefícios tradicionais precisam ser revistos com frequência e que a escuta é o bem mais precioso da gestão.
“Fazemos pesquisas de clima trimestrais e anuais, dando a oportunidade para cada pessoa que trabalha na empresa dizer como se sente e quais mudanças julgam necessárias. Criamos também um programa de bonificação onde cada gestor tem um orçamento de 50 reais por colaborador para reconhecer o bom trabalho desenvolvido da forma que achar melhor. E esses são apenas alguns dos benefícios, que incluem também assistência do nosso núcleo social, auxílio em caso de doenças, inclusive de familiares, entre outros”, finaliza.
Com foco em se tornar uma empresa mais igualitária, a Special Dog Company assinou, também, um pacto com a ONU com foco no fortalecimento das lideranças femininas. A empresa se comprometeu em ter, até 2025, mais de 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
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