- PUBLICIDADE -
Artigos revista

Relato clínico aponta caso de sarna sarcoptiforme em gato com transmissão ao tutor

Doença parasitária altamente contagiosa reforça importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado e cuidados com a saúde pública
Por Equipe Cães&Gatos
gato cinza
Por Equipe Cães&Gatos

As sarnas sarcoptiformes em gatos incluem a sarcóptica e a notoédrica. Ambas são doenças dermato-parasitárias contagiosas entre felinos, causadas pelos ácaros Sarcoptes scabiei e Notoedres cati. O S. scabiei acomete principalmente cães, gatos, uma série de animais domésticos e selvagens, além de seres humanos, causando lesões pápulo-crostosas pruriginosas em todas as espécies afetadas. Já N. cati é descrita predominantemente em gatos domésticos e selvagens, e raramente em cães, coelhos e alguns carnívoros selvagens. No felino, ela causa prurido intenso, com alopecia e crostas amarelo-acinzentadas (aspecto de “empanado”), principalmente em cabeça e orelhas, e ocasionalmente em pescoço e abdômen.

A suspeita diagnóstica, na maioria das vezes, é feita por anamnese bem direcionada, juntamente com o exame clínico do paciente. Porém, o diagnóstico definitivo baseia-se na detecção da presença do ácaro no raspado profundo de pele clarificado com KOH a 10% e sua identificação por meio da biologia molecular. A terapia é baseada na remoção das crostas e no uso de acaricidas sistêmicos, como lactonas macrocíclicas ou isoxazolinas.

O presente relato refere-se a uma paciente felina adotada da rua, que apresentou perda do globo ocular — provavelmente por lesão causada pelas próprias unhas —, lesões crostosas pruriginosas em orelhas e tórax, além de transmissão para o responsável. No raspado de pele, evidenciou-se a presença de ácaros sarcoptiformes e ovos. O material foi enviado para análise molecular a fim de identificar exatamente qual ácaro estava presente. O animal foi tratado inicialmente com lactona macrocíclica, devido à baixa idade e peso, com excelente resposta, e posteriormente com isoxazolinas e associações.

Sarna sarcóptica e notoédrica felina – a doença

As parasitoses zoonóticas podem representar um problema de saúde pública, além de causarem sérios danos à saúde animal. Os felinos domésticos são frequentemente acometidos por desordens dermatológicas parasitárias, causadas por ácaros ectoparasitas, como as sarnas.

Clique aqui e leia a reportagem “Sarna sarcoptiforme em gatos e responsáveis”, na íntegra e sem custo, acessando a página 44 da edição de Maio de 2025 (nº 309) da Revista Cães e Gatos

LEIA TAMBÉM

Colangite felina: enfermidade hepática inflamatória que acomete gatos de todas as idades

Presença de gatos nos lares brasileiros aumentou em 2024, segundo pesquisa

A castração pode mudar o comportamento do meu gato?

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no