Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Saiba o que fazer quando cair um dente do seu gato

Acidentes e fraturas são as principais causas de perdas de dentes em gatos, mesmo quando a saúde oral deles está em dia
Por Equipe Cães&Gatos
dente gato
Por Equipe Cães&Gatos

Olhar os dentes do seu gato deve fazer parte da rotina, sabia? A saúde dental do seu pet pode fazer toda a diferença para a qualidade de vida dele. Se isso já faz parte da sua rotina e notou que o dente canino do gato caiu, é importante saber o que fazer. Afinal, o que pode levar a isso? Quais os sinais de que há um problema que merece atenção e evitar que ele perca esse dente?

Gato troca de dentes?

Os gatos só trocam dentes quando são filhotes, ou seja, a partir dos três meses de vida. Nesse caso, caem os dentes de leite, para nascerem os permanentes. Esse é o único momento em que ocorre a queda com substituição. Ou seja, se o seu gatinho perder um canino após essa fase, é uma queda definitiva, ele vai ficar sem esse dente. Vale lembrar que eles são fundamentais para cortar e rasgar os alimentos na rotina do seu pet.

Quais são os sinais?

Verificar constantemente a dentição dos gatos é fundamental para garantir a saúde dos pets (Foto: Reprodução)

Para quem observa constantemente os dentes dos felinos, pode notar que há um problema e buscar ajuda antes que ele caia. Por isso, é fundamental você conhecer quais são os primeiros sinais de que algo não vai bem. Estão entre eles:

  • gengiva inflamada (avermelhada);
  • mau hálito;
  • sangramento constante da gengiva;
  • redução do apetite;
  • presença de bolsas de pus na gengiva;
  • ronronando em excesso, mesmo sem receber carinho (alguns gatos fazem isso como sinal de dor)
  • miado acima do normal.

O dente canino do gato pode cair?

A possibilidade existe, mas, geralmente, eles caem só quando há um problema de saúde mais grave que leva a isso. Até mesmo os gatinhos mais velhos, quando estão com os cuidados em dia, tendem a não perder dentes.

Quais as causas comuns?

Se o dente canino do seu gato já caiu, e você não sabe o que aconteceu? Ao conhecer as principais causas, você poderá, até mesmo, ajudar o veterinário a entender o que houve e facilitar a escolha do melhor tratamento.

Fraturas

As fraturas são uma das principais causas de perdas de dentes em gatos, mesmo quando a saúde oral deles está em dia. Elas geralmente aparecem quando há algum trauma na boca do gato, como atropelamentos e batidas, brigas ou ao comer um alimento muito duro.

Abscesso dentário

Outra causa comum é a formação de abscessos no dente, ou seja, de inchaços que surgem perto do canino. Geralmente eles surgem quando há uma complicação de dentes quebrados ou, então, quando há uma doença que prejudica a saúde da gengiva do seu amigo.

Os dentes são fundamentais para cortar e rasgar os alimentos na rotina do seu pet (Foto: Reprodução)

Má alimentação

Um gato subnutrido pode ter a sua estrutura óssea enfraquecida. Com isso, tem mais chances de que os dentes enfraqueçam e caiam. Por isso, é fundamental manter uma boa alimentação com ração de qualidade e incentivar a hidratação, de preferência, com uma fonte para eles. Também, evite alimentos que podem prejudicar sua saúde (como o leite de vaca).

Doença periodontal

Outra causa recorrente de perda de dentes é por doença periodontal, ou seja, quando a gengiva do seu gatinho fica inflamada ou infeccionada. Geralmente, isso acontece pela formação de placas e tártaros, que causa esse problema na região. Por isso, a escovação recorrente ajuda a minimizar esse risco.

O que fazer caso o canino do gato caia?

Caiu o dente canino do seu gato e não sabe o que fazer? Nesse caso, é muito importante consultar um veterinário, de preferência, especializado em odontologia felina.

Ele avaliará tanto qual foi a principal causa e verá, também, se outros dentinhos estão em risco. Além disso, poderá ver se é necessário fazer um ajuste na alimentação para torná-la mais confortável para seu amigo, já que ele poderá ter mais dificuldades para mastigar agora.

Fonte: Blog Polipet, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Mudanças climáticas afetam a saúde e o comportamento dos animais
Vetnil reforça os cuidados com as plantas e flores que podem ser tóxicas aos pets
Estudo veterinário analisa o tratamento da ansiedade canina com doses controladas de LSD

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no