Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Cursos e Eventos

São Paulo recebe curso de capacitação na área de experimentação animal

Evento é direcionado a médicos-veterinários que atuam como responsáveis técnicos (RTs) em biotérios
Por Equipe Cães&Gatos
experimentação animal
Por Equipe Cães&Gatos

No primeiro fim de semana de agosto, a cidade de São Paulo recebe o curso “O médico-veterinário RT e sua atuação em ciência de animais usados em pesquisa”. O treinamento é gratuito e será realizado no Anfiteatro Memorial (Uninove), nos dias 5 e 6 de agosto. As inscrições podem ser feitas pelo link do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A iniciativa é uma parceria do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea). O evento é direcionado a médicos-veterinários que atuam como responsáveis técnicos (RTs) em biotérios.

O curso já passou por Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). Até o fim de agosto, também será ministrado em Belém (PA).

A coordenadora do evento é a consultora ad hoc do Concea Ekaterina Rivera. Os palestrantes vão abordar temas como: a atuação do médico-veterinário RT, sanidade e bem-estar animal, adequação das instalações, ética na ciência, alternativas ao uso de animais na pesquisa, analgesias, anestesias, eutanásia e legislações do Concea e do CFMV.

A ideia do treinamento surgiu com o lançamento do Manual de Responsabilidade Técnica em Ciência dos Animais Usados em Pesquisa (Biotérios) do CFMV. A publicação foi feita em 2022 pelas duas instituições e tem o objetivo de esclarecer os limites de atuação do médico-veterinário na área técnica de biotérios.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária comenta como minimizar estresse de pets diante de mudanças

Conheça os desafios ao empreender na Medicina Veterinária

Reabilitação de pinguins exige dedicação de veterinários

Compartilhe este artigo agora no