Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Reabilitação de pinguins exige dedicação de veterinários

Além do tratamento dos animais, equipe também se dedica ao cuidado com o ambiente
Por Equipe Cães&Gatos
reabilitação pinguins
Por Equipe Cães&Gatos

O dia a dia das equipes de veterinários da R3 Animal, que trabalha na reabilitação de animais marinhos em Santa Catarina, é repleto de dedicação. Todos os dias os animais passam por diversos procedimentos. 

Alguns animais são resgatados extremamente debilitados, e muitos deles chegam machucados. Os ferimentos podem ser causados por vários motivos, como por exemplo, devido ao contato com pedras, e interação entre os animais. 

No caso dos pinguins, por exemplo, a equipe faz a limpeza dos recintos, mede a temperatura das aves, limpa as penas com água morna, faz hidratação com vitaminas, cuida da dieta alimentar baseada em papinha de peixe, pesa, aplica remédios, soro e assim por diante. Muito parecido com o tratamento que vemos nos hospitais para humanos.

Alguns dos animais chegam ao projeto machucados, e precisam de cuidados específicos (Foto: divulgação)

No entanto, muitos chegam machucados por interação não intencional com redes de pesca. A desidratação e a desnutrição são também comuns devido a migração da Patagônia até Santa Catarina. A médica veterinária Janaina Rocha Lorenço, que trabalha na R3 Animal há 7 anos, explica que o Centro de Pesquisa e Reabilitação tem estrutura semelhante a uma UTI. 

Alguns pinguins ficam numa espécie de incubadora até estarem em condições de ir para ambiente externo. “Eles são encaminhados para o setor de estabilização e depois seguem internados, muitos deles chegam com pneumonia severa, e o tratamento se faz emergencial”, diz.

Os pinguins ficam em média 15 dias internados e 2 meses em reabilitação. “Trabalhamos com fisioterapia para melhorar o condicionamento físico. E outros procedimentos para ganharem peso, melhorar a impermeabilização, entre uma série de outros tratamentos”, explica a médica veterinária da R3 Animal, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no trecho 03, na ilha de Santa Catarina.

Assista no vídeo como é um dia na reabilitação de pinguins.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária comenta como minimizar estresse de pets diante de mudanças

Como manter o pet hidratado e saudável durante o inverno?

Dermatite é o resultado de diversas doenças que podem acometer os felinos

Compartilhe este artigo agora no