in

Síndrome dos braquicefálicos pode ser tratada e corrigida por meio de cirurgia

No entanto, será necessário acompanhamento frequente do animal

Os cães e gatos braquicefálicos são pets que necessitam de cuidado e atenção redobrados. Isso porque, eles podem desenvolver a síndrome obstrutiva das vias aéreas ou síndrome dos braquicéfalos.

O médico-veterinário corresponsável pela Equipe Narizinho – Atendimento especializado em cães e gatos braquicefálicos (Rio de Janeiro/RJ), Aguinaldo Francisco Mendes Junior, explica que essa síndrome se caracteriza pela presença de alterações anatômicas em vias aéreas anteriores que causam obstrução e impedem o fluxo adequado do ar até os pulmões, aumentando o esforço inspiratório e o turbilhonamento do ar na região e, consequentemente, suscitando um aumento marcante da pressão negativa no interior dessas vias e na cavidade torácica e abdominal.

“Nessa doença, existem alterações anatômicas primárias, que geram alterações secundárias e desencadeiam lesões no sistema respiratório, cardiovascular e digestório. As alterações classificadas como primárias são estenose de narinas, prolongamento de palato mole, cornetos nasais aberrantes, macroglossia e hipoplasia de traqueia. Esses defeitos podem provocar alterações secundárias, como edema e inflamação de nasofaringe, eversão de sáculos laríngeos, podendo evoluir para paralisia e colapso de laringe”, explica.

O médico-veterinário conta que em função do caráter progressivo da doença, animais adultos apresentam sintomatologia mais grave, porém a depender do grau de obstrução os animais podem manifestar sinais clínicos nos primeiros meses de vida.

Leia a reportagem completa na edição de janeiro da C&G VF. Acesse aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinárias comentam critérios a serem seguidos em reprodução de animais

UFMG divulga edital para Programa de Residência em Medicina Veterinária 2022

Veterinárias lançam livro que aborda terapêuticas em animais domésticos

(Foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

jacaré

Iniciativa: CRMV-MS lança documentário sobre a produção legal de animal silvestre

alergia alimentar

Médica-veterinária mostra o que provoca a alergia alimentar em pets e como tratar