A Humanizadas, empresa de avaliação multistakeholder em ESG com uso de Inteligência de Dados que visa beneficiar pessoas, sociedade e planeta, trouxe inovação para o processo de desenvolvimento da Matriz de Materialidade das organizações. “A construção da materialidade utiliza, geralmente, entrevistas ou questionários com os stakeholders das empresas. No entanto, a maneira como esses métodos são aplicados pode não garantir a compreensão das reais demandas dos stakeholders, a rastreabilidade das informações e a confiabilidade dos dados. É comum as empresas encontrarem dificuldade para compreender a origem das informações, fazendo com que o processo de construção da Matriz de Materialidade pareça uma caixa-preta. Além do desperdício de tempo e recursos, essa falta de transparência pode resultar em prejuízos para as organizações, como tomada de decisões inadequadas, perda de confiança dos stakeholders e comprometimento da sustentabilidade e do desempenho empresarial a longo prazo”, afirma o CEO e fundador da Humanizadas, Pedro Paro.
Esse novo processo utiliza ciência de dados e análises de semântica avançadas para garantir maior confiabilidade, transparência e qualidade nas informações. A primeira aplicação do método ocorreu em parceria com a Special Dog Company. Com o desenvolvimento deste trabalho, a companhia poderá fortalecer o alinhamento de sua estratégia de sustentabilidade às reais necessidades dos stakeholders e diretrizes internacionais, impactando positivamente toda a sua cadeia de negócios.
“Ao adotarmos uma abordagem inovadora, priorizamos a voz dos stakeholders ao invés de questioná-los sobre aspectos que possam ser desconhecidos para eles. Dessa forma, analisamos os comentários que os próprios stakeholders fornecem a respeito das forças, fraquezas, riscos e oportunidades em cada organização. Ao fazermos isso, conseguimos minimizar vieses nas análises e focar nas autênticas expectativas e demandas dos stakeholders”, afirma Paro. Foram analisados os comentários do conselho, lideranças, colaboradores, clientes, fornecedores, especialistas de mercado e comunidades locais.
No caso da Special Dog, foi observado que essa estratégia beneficia as organizações ao promover o alinhamento de interesses, fomentar relações de confiança e fortalecer o engajamento com os stakeholders, resultando em uma maior efetividade nas ações e tomada de decisão. Foram analisadas informações de 821 stakeholders consultados de maneira 100% eletrônica, com análise de 1.742 comentários e identificação de 167 diferentes temas citados. Desta análise, 10 temas foram classificados como prioritários, sendo 4 destes classificados como alta prioridade para a Special Dog e seus respectivos stakeholders.
O processo também contou com o estudo de mercado, envolvendo análise de referências de mercado, como SASB e MSCI, além da análise de outras 20 empresas do mesmo segmento. “Posso afirmar, com convicção, que o alinhamento de interesses com nossos stakeholders é fundamental para o sucesso de nossa organização. Identificar e atender às reais necessidades dos stakeholders, em vez de nos basearmos em suposições, nos permite construir relações sólidas e duradouras. Isso resulta em soluções mais eficazes e um impacto positivo tanto em nossa empresa, quanto no meio ambiente e na sociedade como um todo”, afirma a diretora Administrativa da Special Dog, Priscila Manfrim Tavares.
Essa nova abordagem traz como diferenciais não apenas a utilização do conceito de Dupla Materialidade (que avalia tanto os impactos internos, quanto os externos da organização), como também a aplicação de análises de semântica avançada da Humanizadas (que ouve e dá voz a real necessidade dos stakeholders, através da análise de comentários de lideranças, colaboradores, especialistas, clientes, fornecedores, comunidades e especialistas de mercado) e uso de algoritmos e técnicas estatísticas para identificar, categorizar e priorizar temas (que garante maior confiabilidade de dados e transparência de informações estratégicas).”Ficamos muito satisfeitos em construir a Matriz de Materialidade com a Humanizadas. Destaco a transparência do processo e a excelência da equipe em identificar de maneira muito precisa aquilo que é prioritário aos nossos stakeholders. O trabalho conseguiu captar com profundidade as reais demandas de clientes, fornecedores, colaboradores e outras partes interessadas, e este diagnóstico preciso tem sido fundamental para a assertividade de nossas decisões estratégicas”, conta o gerente de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog, João Paulo Figueira.
O que é a Matriz de Materialidade?
A Materialidade é um conceito utilizado na área de sustentabilidade e governança corporativa para descrever a importância relativa de um tema para a empresa e seus respectivos stakeholders. Com base nesse conceito, a Matriz de Materialidade é um sistema utilizado para identificar os temas que podem ter alguma repercussão significativa na empresa, sendo ela positiva ou negativa.
Esse levantamento ajuda a empresa a identificar os aspectos que devem ser mantidos ou melhorados e, inclusive, pode ser usado para construir as metas e as métricas ESG, que compõem os relatórios de sustentabilidade das companhias.
Apesar do processo já ser realizado em algumas empresas, o que a Humanizadas traz de diferente e inovador para a Matriz de Materialidade, é não apenas a utilização do conceito de Dupla Materialidade (já citado acima) mas, principalmente, a utilização de algoritmos, técnicas estatísticas e análise de semântica avançada, que garantem confiabilidade de dados e transparência nas análises e priorizações, resultando em uma tomada de decisão mais segura e confiante por parte das empresas.
“O que fazemos é trazer uma abordagem que integra múltiplas metodologias, com validação científica e estatística, fruto do meu projeto de doutorado desenvolvido dentro da Universidade de São Paulo. Nossa intenção é fornecer dados confiáveis para apoiar as decisões das empresas, visando a geração de retorno positivo para todos os stakeholders da organização”, conclui Pedro Paro.
Resultados obtidos pela Special Dog Company
Ao todo, 167 temas materiais foram citados pelos stakeholders e identificados no estudo de mercado, sendo que 39 foram classificados como relevantes e quatro definidos como alta prioridade, sendo eles: “Bem-estar dos colaboradores”, “Relação com clientes”, “Eficiência, redução de desperdícios e conservação dos recursos naturais” e “Expansão e crescimento”.
“Tenho orgulho em dizer que nossa cultura e estratégia abraçam a sustentabilidade. Entendemos que nosso sucesso a longo prazo depende da criação de valor sustentável para todos os nossos stakeholders. Os pilares ESG e a Matriz de Materialidade são cruciais nesse processo, ajudando a identificar e priorizar temas importantes para os stakeholders e a gestão responsável dos recursos. Seguimos comprometidos em aprimorar nossas práticas e reforçar nosso legado para a sociedade”, afirma o CEO da Special Dog, Erik Manfrim.
Já Pedro Paro ressaltou o compromisso da empresa em inovar e apoiar a tomada de decisões mais éticas e sustentáveis: “Nossa abordagem inovadora na construção de Matrizes de Materialidade tem um impacto significativo no mercado. Estamos muito orgulhosos com este projeto desenvolvido com a Special Dog, e com a possibilidade de ajudar cada vez mais as empresas a identificarem e priorizarem temas de sustentabilidade de maneira eficiente e transparente, garantindo que suas estratégias estejam realmente alinhadas às expectativas dos stakeholders e às diretrizes internacionais”.
A parceria entre a Humanizadas e a Special Dog Company demonstra como a colaboração e a inovação podem impulsionar o crescimento sustentável e a longo prazo, destacando a importância da compreensão das necessidades e prioridades dos stakeholders na definição de estratégias de sustentabilidade alinhadas aos objetivos de negócio
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
“Mãe de pet” também comemora o Dia das Mães?
Workshop de nutrição e nutrologia de cães e gatos é concluído com debates importantes