Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Special Dog Company divulga Relatório de Sustentabilidade 2023

Empresa destaca novas iniciativas e avanços em práticas socioambientais
Por Equipe Cães&Gatos
relatório
Por Equipe Cães&Gatos

A Special Dog Company, com mais de 20 anos de experiência em nutrição animal, apresenta pelo segundo ano consecutivo o seu Relatório de Sustentabilidade. O documento evidencia os avanços em práticas ambientais e sociais, incluindo a gestão de efluentes com 100% de tratamento, a redução de mais de 7% no consumo de água e a reciclagem de pouco mais de 99% dos resíduos, o que contribuiu para a obtenção da Certificação Lixo Zero. 

Os avanços recentes destacam o impacto positivo das iniciativas em sustentabilidade (Foto: Divulgação)

João Paulo Camarinha, Gerente de Desenvolvimento Sustentável, destaca os progressos do último ano com satisfação: “Estamos muito contentes em anunciar que alcançamos 99,08% de reciclabilidade de resíduos, superando os 98,95% do ano anterior. Além disso, a Special Dog Company se tornou a primeira empresa do setor de pet food a receber a Certificação Lixo Zero, concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil e pela Zero Waste International Alliance. Essa certificação, que exige o reaproveitamento de 90% ou mais dos resíduos, é um testemunho do nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a inovação. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros e de refletir nosso compromisso em práticas que contribuem positivamente para o meio ambiente”.

Gestão hídrica

Em 2023, a Special Dog Company continuou a avançar em sua gestão hídrica e iniciativas sustentáveis. O consumo total de água primária foi reduzido em 7,32%, atingindo 143.847 m³, em comparação aos 155.228 m³ consumidos em 2022. No ano anterior, a empresa já havia registrado uma redução de 3,2% no consumo absoluto de água, além de diminuir o uso por tonelada de alimentos secos e úmidos em 8% e 7,5%, respectivamente. 

Em 2024, a empresa planeja ainda mais avanços na gestão hídrica (Foto: Reprodução)

A empresa também tratou 100% dos efluentes industriais e domésticos, superando a taxa de 98,93% alcançada em 2022. O volume total de efluentes industriais tratados foi de 28.094 m³, com uma redução de 8,75% na geração desses efluentes e uma diminuição de 8,25% por tonelada produzida. Para os efluentes sanitários, a média mensal tratada foi de 1.731 m³, totalizando 20.779 m³ ao longo do ano. 

No último ano, o Projeto Guarda Chuva captou 10.435 m³ de água pluvial, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade, apesar de uma leve diminuição no volume captado em comparação aos 12.586 m³ de 2022, devido à variação natural de 3,1% no índice pluviométrico. O projeto, que utiliza telhados e tanques conectados por uma rede de tubulação de mais de 3,5 km e capacidade total de 1,5 milhão de litros, continua a ser um exemplo de inovação no reaproveitamento de água da chuva para irrigação e lavagem. Em 2024, a empresa planeja ainda mais avanços, com a substituição do reservatório próximo à Caldeira e a ampliação da capacidade de armazenamento dos reservatórios da fábrica WET para mais de 200 m³, aumentando sua eficiência e sustentabilidade.

Projetos locais 

A companhia avançou em vários projetos locais em 2023. O Projeto Santa Cruz Mais Verde plantou 1.031 árvores, um aumento de 64% em relação às 628 árvores plantadas em 2022, totalizando 10.692 árvores desde 2014. O Programa Óleo Amigo arrecadou 18 mil litros de óleo de cozinha usado, um aumento de 66% em relação aos 10,8 mil litros de 2022, acumulando 234.000 litros desde 2010. O Projeto Cardume repovoou a bacia do Rio Pardo com 162.500 peixes em 2023, um aumento em relação aos 161.000 peixes de 2022.

A empresa tem investido nas ações de doação de alimentos para pets e incentivo a doação de sangue animal (Foto: Divulgação)

Bem-estar animal 

A Special Dog Company evidencia seu compromisso com o bem-estar animal através de projetos relevantes, como o Programa Bem Nutrir, que atua há mais de dez anos e doou mais de 90 toneladas de alimentos para cães e gatos em 2023. O programa apoiou 43 iniciativas e beneficiou instituições que cuidam de mais de 6.000 animais. Em 2022, foram quase 90 toneladas doadas, beneficiando mais de 4.300 animais.

Outro destaque é o Programa Doe Amor, reformulado em 2021, continua a desempenhar um papel essencial no suporte aos animais por meio da doação de sangue. Com uma rede abrangente de mais de 50 bancos de sangue em dez estados brasileiros, o programa já assistiu mais de 120.726 animais desde sua reformulação. A expectativa é que esse número ultrapasse 180.000 até o final de 2024. Em 2023, o programa distribuiu 19.767 bolsas de sangue beneficiando 60.882 animais.

Colaboradores e Responsabilidade Social

Reconhecida pela Great Place To Work (GPTW), como uma das melhores empresas para se trabalhar, a companhia se destacou em 2023 com a quarta posição no ranking da categoria Agro. No âmbito da segurança e gestão do trabalho, o Sistema de Gestão e Segurança do Trabalho, certificado pela ISO 45001, treinou 1.947 colaboradores em 2023, superando os 1.580 treinados no ano anterior.

Além disso, a responsabilidade social da empresa é evidenciada pelo Projeto Inspirar, que em 2023 capacitou 40 alunos do 9º ano de cinco escolas (particulares e públicas) em oratória e liderança durante três meses. O programa desenvolveu habilidades artísticas, oratória, trabalho em grupo, autorresponsabilidade, empatia e liderança. Exposições itinerantes com maquetes dos alunos impactaram mais de 2.700 colegas, ampliando significativamente o alcance e os resultados do projeto.

A empresa também contribui para a proteção de menores por meio do Programa Na Mão Certa, em parceria com a Childhood Brasil desde 2019. Esse programa visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, promovendo diversas ações de conscientização entre os colaboradores, como palestras, rodas de conversa, sessões de cinema e capacitações. Além disso, a empresa colabora ativamente com a rede de proteção local, fortalecendo a segurança e o bem-estar dos jovens.

A Special Dog Company se tornou a primeira empresa do setor de pet food a receber a Certificação Lixo Zero (Foto: Divulgação)

No âmbito social e cultural, a Special Dog Company enriquece a comunidade local através do Centro Cultural Special Dog (CCSD). Fundado em 2014 e instalado em um casarão histórico restaurado, o CCSD oferece acesso a uma variedade de atividades culturais e educacionais para cerca de 500 alunos. O centro promove corais, técnicas de coral cênico e 24 cursos diversificados, como música e artes circenses, consolidando seu papel como um polo de estímulo cultural na região.

Compromissos e Metas

Desde 2015, o Departamento de Desenvolvimento Sustentável realiza ações socioambientais, adotando a Agenda 2030 da ONU e participando de iniciativas como o Pacto Global e o projeto Ambição pelos ODS. No último ano, a empresa começou a buscar fornecedores mais sustentáveis e substituiu ingredientes por alternativas que reduzissem emissões e consumo de recursos. O Programa MAIS Sustentável, lançado em fevereiro de 2022, viabiliza práticas alinhadas aos 17 ODS da ONU e envolve toda a empresa na agenda ESG.

“Os avanços recentes destacam o impacto positivo de nossas iniciativas em sustentabilidade. A conquista da certificação inédita para o setor, alcançada por meio de nossas práticas avançadas de gestão e reaproveitamento de resíduos, confirma que estamos no caminho certo. Além disso, o Programa Doe Amor reforça nossa responsabilidade social e solidifica nossa reputação. Essas ações não apenas destacam nosso empenho em melhorar continuamente nossas práticas ambientais, mas também reafirmam nossa posição de liderança em práticas responsáveis e sustentáveis no setor,” ressalta João Paulo Camarinha, da Special Dog Company.

Fonte: Special Dog Company, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Você sabe qual a quantidade ideal de exercício diário para o seu cão?
Veterinária comenta como os diferentes tipos de ração influenciam a saúde dos pets
Posso usar biscoitos como recompensa para meu cão? Profissionais esclarecem dúvidas de tutores