Com certeza você já se deparou com prateleiras de pet shops e grandes lojas com uma gama distinta de suplementos destinados aos pets. Cuidar bem da nutrição deles é um dos fatores que auxiliam na manutenção da saúde e na longevidade.
Uma dieta balanceada e rica em diversos nutrientes é extremamente benéfica para os animais de estimação, e o uso de suplementos nutricionais para os pets tem como principal objetivo suprir alguma necessidade específica em aporte de nutrientes, vitaminas ou minerais.
“Alguns nutrientes, como os ácidos graxos essenciais (ômega-3) e alguns aminoácidos e vitaminas precisam ser fornecidos através da alimentação. Em alguns casos, a adição de suplementos na rotina alimentar do pet facilita a obtenção destes nutrientes e auxilia na manutenção da qualidade de vida e do bem-estar”, declara Tais Motta Fernandes, médica-veterinária e gerente de Produtos da Avert Saúde Animal.
Mas, ela alerta, eles não são todos iguais: “Cada suplemento desempenha uma função diferente, seja para recuperar a flora intestinal, para fortalecer as estruturas das articulações, amenizar os efeitos do envelhecimento e outros. Cada composição é distinta, por isso é importante seguir a orientação do médico-veterinário sobre qual suplemento fornecer”.
Em determinadas fases da vida do animal, como na gestação e amamentação, na recuperação de cirurgias, no tratamento de doenças mais severas, e também para os animais idosos, a suplementação pode ser uma aliada importante para a saúde do pet.
Taís aponta cinco benefícios que a suplementação correta pode trazer para os animais de estimação:
Fortalecimento das defesas naturais do organismo
Alguns suplementos, como as betaglucanas, têm capacidade de agir como anti-inflamatórios, antioxidantes e imunomoduladores, fortalecendo o sistema imunológico dos animais e garantindo mais disposição e energia durante o dia. As betaglucanas podem ser indicadas para as épocas de vacinação do pet e como suporte nutricional do sistema imunológico em tratamento de doenças crônicas.
Proteção das articulações
Suplementos ricos em condroitina, glicosamina, ômega-3, colágeno não desnaturado do tipo II, colágeno hidrolisado e betaglucanas ajudam na proteção e fortalecimento da cartilagem, prevenindo lesões em um pet saudável que deseja ser ativo por toda a vida. Eles também podem ser utilizados como auxiliar em tratamentos de animais que já tenham alguma lesão articular, ajudando a reduzir os sintomas e a progressão da lesão.
Pele e pelos mais saudáveis
A barreira natural de defesa da pele também pode ser favorecida através da suplementação alimentar. Os extratos de algumas algas auxiliam na redução dos casos de reações alérgicas (dermatites e atopia), enquanto os suplementos com ácidos graxos essenciais derivados de peixes marinhos associados a fontes específicas de ômega 6, como por exemplo o óleo de borragem, além de fortalecerem a barreira cutânea reduzem a queda de pelos nos pets.
Melhora da flora intestinal
O desequilíbrio da microbiota intestinal pode gerar desconforto abdominal e diarreia nos pets. As causas podem ser diversas, indo desde infecções gastrointestinais até o uso prolongado de antibiótico ou outros fármacos. Por isso, a adoção de prebióticos e probióticos como adjuvantes de outros tratamentos é tão comum.
Os prebióticos e probióticos auxiliam na manutenção do equilíbrio da flora intestinal, nutrindo e estimulando os microorganismos benéficos que vivem no sistema digestivo e fornecendo um ambiente mais propício para que eles se proliferem e auxiliem na defesa do organismo animal.
Reduz a perda de massa magra (músculos) em pets idosos ou doentes
A perda progressiva da massa magra (musculatura) é uma realidade para os pets e para os seres humanos, e acontece com o decorrer da idade. O quadro também é conhecido como Sarcopenia, e pode ocasionar dificuldades em se locomover e realizar atividades que antes eram rotineiras. Essa perda de musculatura também ocorre quando o animal apresenta alguma doença crônica, ou passa pelo tratamento de câncer.
Para a manutenção ou mesmo para estimular o ganho de massa magra nestes casos, a suplementação com altos níveis de proteína e aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) e colágeno hidrolisado fornece um aporte rápido do nutriente para o pet.
“Cada pet é único, assim como cada suplemento tem uma formulação única e uma indicação precisa que, se seguida corretamente, favorece a saúde dos pets. A suplementação nutricional para cães e gatos é muito segura e extremamente benéfica para o animal quando corretamente orientada pelo médico-veterinário que entende as necessidades daquele individuo”, Tais finaliza.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Garfield incentivou a adoção de gatos amarelos em todo o mundo
Grupo que resgata animais vítimas de desastres recebe duas toneladas de ração
Instituto Pet Brasil realiza webinar sobre mercado pet da América Central