Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Temporada 2023: primeiro grupo de pinguins volta à natureza

Após longo processo de reabilitação, soltura envolveu nove aves em Florianópolis
Por Equipe Cães&Gatos
unnamed (3)
Por Equipe Cães&Gatos

O primeiro grupo de pinguins-de-Magalhães, da temporada 2023, foi devolvido à natureza após um longo processo de reabilitação. Nove aves foram soltas na Praia do Moçambique, em Florianópolis (SC). A soltura ocorreu na sexta-feira (1 de setembro).

As ações de resgate, reabilitação e soltura são feitas por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). “Observamos que chegaram com as características comuns dos pinguins em sua primeira migração: indivíduos juvenis, com anemia, níveis baixos de proteína no sangue, entre outros problemas. A maioria atendida apresentava grau moderado de parasitismo (tanto em sistema digestivo como no sistema respiratório”, explica a responsável técnica do PMP-BS/R3 Animal, Marzia Antonelli.

Deste grupo, uma ave foi resgatada no Trecho 5, pela instituição executora Univille e outra no Trecho 2, pela instituição executora Instituto Australis. Todas foram encaminhadas para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/ R3 Animal), localizado em Florianópolis.

Todos os anos, os pinguins-de-Magalhães saem de suas colônias reprodutivas e rumam ao Norte (Foto: divulgação)

Outras aves também apresentavam sinais sugestivos de interação com petrechos de pesca (Captura não intencional – ByCatch). “Alguns pinguins tinham cortes profundos e lesões que foram tratadas e outros apresentaram infecções em sistema respiratório” complementa Marzia.

Completando o grupo, sete pinguins foram resgatados no Trecho 3, pela instituição executora R3 Animal, nas praias da Ilha de Santa Catarina. A previsão natural é que as aves comecem a voltar para suas colônias na região da Patagônia Argentina no próximo mês.

A maioria dos pinguins que aparecem nas praias estão em sua primeira migração (Foto: divulgação)

Todos os anos, em meados do outono no hemisfério Sul, os pinguins-de-Magalhães saem de suas colônias reprodutivas, principalmente na Patagônia Argentina, e rumam ao Norte, seguindo cardumes de peixes e as correntes de água fria.

A maioria dos pinguins que aparecem nas praias estão em sua primeira migração, são inexperientes, podem ter dificuldade em se alimentar e encalham nas praias debilitados, muitos chegando a óbito. Existem também os animais que são capturados, sem intenção, por redes de pesca (ByCatch) e acabam morrendo.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Como a radiestesia pode ser aliada da saúde dos animais?

Qual é a relação entre a pele e o intestino dos pets?

Brasil tem o maior número de cursos de Veterinária do mundo

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!