O elefante Sandro é um dos moradores mais antigos do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba. Com 53 anos de idade, ele vive no local há 43 anos e antes de chegar no recinto trabalhava como animal de circo.
Contudo, no dia 23 de abril deste ano uma decisão judicial solicitou a sua transferência para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), que fica localizado na Chapada dos Guimarães (MT).
De acordo com a ordem judicial, o animal deveria ser transferido até o dia 10 de julho e, caso não fosse seguida a determinação, a prefeitura da cidade poderia pagar uma multa fixa e diária de R$ 2 mil.
Contudo, no dia 10 de julho, a prefeitura de Sorocaba recorreu da decisão e o desembargador Paulo Ayrosa, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), acatou o recurso protocolado por meio da Secretaria Jurídica (SAJ). No recurso o órgão pediu a suspensão da decisão e apelou para que o elefante Sandro parmanecesse no Parque Zoológico Municipal até que o pedido fosse analisado.
As justificativas apresentadas nesse recurso levaram em consideração o parecer técnico dos profissionais que atuam no zoológico de Sorocaba e considerou também os riscos da transferência de Sandro, pois a distância entre a cidade e o santuário é de mais de 1.400 km.
A última novidade em toda essa história é que a prefeitura recebeu uma resposta sobre o impasse na quarta-feira (16). A decisão deferiu o pedido e a transferência foi suspensa até que o Tribunal de Justiça (TJ) analise o caso, o que pode acontecer em até três meses.
Grande parte da população concordou com o que foi decidido. Na própria quarta-feira (16) foram realizadas manifestações por médicos-veteirnários, biólogos e moradores da cidade pedindo pela permanência de Sandro no local. Por enquanto, ele segue como morador fixo de Sorocaba.
FAQ sobre o elefante Sandro
Quem é o elefante Sandro?
O Sandro é o animal mais antigo do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, situado em Sorocaba. Ele vive no local há 43 anos.
Para onde querem transferir o animal?
A ideia é que o elefante Sandro seja transferido para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães (MT). No santuário vivem outros sete animais da espécie.
Afinal, Sandro vai ou não ser transferido?
Por enquanto o elefante segue vivendo no zoológico de Sorocaba. Porém, o processo será analisado nos próximos meses pelo Tribunal de Justiça e essa decisão pode ser revetida.
LEIA TAMBÉM:
Elefanta deixa cativeiro na Argentina e segue para nova vida em santuário no Brasil
Animais do zoológico de BH ganham recursos para aliviar o calor intenso
Mais de cinco bilhões de animais silvestres são criados para fins comerciais pelo mundo