Os pet shops de Nova Iorque podem ser proibidos de realizar a venda de pássaros caso um novo projeto de lei seja aprovado na cidade. A proposta surgiu menos de um ano após a proibição do comércio de cães, gatos e coelhos e criou um verdadeiro embate entre vereadores, ativistas das causas animais e vendedores.
Segundo ressaltado pelos defensores dos animais, essa nova lei é necessária para acabar com a criação cruel de pássaros em espaços extremamente pequenos.
“Pássaros não são enfeites, brinquedos ou mercadorias. São seres vivos, com sentimentos, que não deveriam passar a vida inteira presos em pequenas gaiolas dentro dos apartamentos de Nova York”, disse Allie Feldman Taylor, fundadora e presidente da Voters For Animal Rights, organização que tem pressionado pela aprovação da medida junto com a vereadora Diana Ayala.
Por outro lado, os vendedores de pássaros estão reclamando e afirmam que o projeto de lei pode significar o fim de suas atividades.
“Eles vão obrigar as pessoas a fechar seus negócios”, disse Sayari Hichem, dono da Royal Birds & Supplies, uma loja localizada em Richmond Hill, no Queens. “Isso vai afetar todo mundo que trabalha com isso”, complementou.

O que está previsto na nova legislação
De acordo com o projeto de lei, os pet shops estariam proibidos de vender papagaios, periquitos, calopsitas, araras e outras espécies populares como pets. Porém, a proibição não se estende a venda de aves de corte, como galinhas.
Se aprovado, seria a primeira proibição desse tipo no estado. Inclusive, um projeto semelhante em nível estadual está em tramitação.
Fonte: New York Post, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ sobre a venda de pássaros em Nova Iorque
A lei que proibe a venda de pássaros em Nova Iorque foi aprovada?
Ainda não, esse é um projeto de lei que está em tramitação na cidade e pode ou não ser aprovado em breve.
Quais aves não poderão ser vendidas em pet shops?
Segundo o projeto, não será permitida a venda de pássaros como papagaios, periquitos, calopsitas, araras e outras espécies populares como pets.
Quais outros animais não podem ser vendidos em pets shops da cidade?
Há cerca de um ano Nova Iorque aprovou uma outra lei que passou a proibir a comercialização de cães, gatos e coelhos nos pet shops.
LEIA TAMBÉM:
Pássaros de estimação: Quais os cuidados ideais com eles no inverno?
Santa Catarina regulamenta lei que restringe criação e circulação de pit bulls e outras 10 raças
Projeto de Lei que proíbe animais acorrentados é aprovado em São Paulo