À medida que as temperaturas sobem e passamos por dias mais quentes e ensolarados, os tutores de pets buscam por opções para refrescar seus cães e gatos de maneira segura e saudável. Além de banhos de mangueira e passeios ao ar livre, dar alimentos gelados também é uma possibilidade para aplacar o calor do verão, além de aproximar o animal do dono, fortalecendo os laços.
Engana-se quem acredita que apenas os petiscos comprados são seguros ou que podemos oferecer todos os alimentos de consumo humano para eles. “O importante é saber quais ingredientes podem ser ingeridos por cães e gatos, pois nem tudo que comemos é adequado ao organismo deles. Para evitar problemas, caso tenha dúvidas, consulte um médico veterinário de sua confiança”, ressalta a veterinária e gerente Técnica da Boehringer Ingelheim, Dra. Karin Botteon.
Entretanto, muitas comidas que comumente temos em casa podem ser aproveitadas nesse sentido – alguns exemplos são frutas, como maçã e banana, iogurte natural e atum em lata. Para agradar os pets de forma saudável e econômica, o tutor pode preparar as guloseimas na cozinha de casa, com os ingredientes da despensa. Karin separou quatro preparos fáceis e totalmente seguros para o consumo dos pets. Na maioria deles, basta apenas separar os ingredientes, levar ao congelador e oferecer ao animal após algumas horas. “O importante é prestar atenção nos detalhes dos produtos para ter certeza de que são adequados para ingerir e lembre-se: caso o pet tenha alguma restrição alimentar, é importante consultar o médico-veterinário que o acompanha”, alerta a Karin.
Sorvete de iogurte natural: Coloque o iogurte integral, sem sabor e sem açúcar, em forminhas de gelo e leve ao freezer. Ofereça ao pet após 1h, ou quando congelar.
Banana congelada: Corte a banana madura em rodelas e leve ao freezer em um pote fechado ou um prato coberto por plástico filme. Ofereça como petisco após congelar.
Atum congelado: Ofereça apenas atum conservado em água. Desfie e leve ao congelador em forminhas de gelo, oferecendo após congelar.
“Picolé” de maçã: Corte a maçã em cubos pequenos, colocando em forminhas de gelo. Cubra a forma de gelo com água, leve ao freezer e ofereça após congelar.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinária comenta se gatos positivos para FeLV podem ter o apetite afetado
Médico-veterinário ajuda a criar base de atendimento de animais no meio do Pantanal
Estudo: Quais são as principais causas de morte em coelhos domésticos?