Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Veterinário destaca importância das fibras para os pets

Quantidades adequadas são fundamentais para o funcionamento do trato gastrointestinal
Por Equipe Cães&Gatos
Portrait,Of,A,Beautiful,German,Shepherd,With,His,Tongue,Hanging
Por Equipe Cães&Gatos

As fibras, carboidratos complexos cujas ligações são acessíveis somente pela microbiota intestinal, desempenham um papel fundamental na alimentação de cães e gatos, junto com proteínas e gorduras. 

Sua inclusão adequada na dieta dos pets contribui para a saúde intestinal ao promover a retenção de água nas fezes e servir como alimento para as bactérias benéficas do intestino. A fermentação das fibras pela microbiota intestinal resulta na produção de compostos benéficos, como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) e lactato, fundamentais para o funcionamento equilibrado do trato gastrointestinal.

As fibras possuem características que as classificam de acordo com a fermentabilidade (rapidamente fermentáveis, lentamente fermentáveis ou não fermentáveis) ou sua solubilidade (solúvel ou insolúvel). Henrique Tobaro Macedo, consultor Profissional Veterinário da Hill’s Pet Nutrition, explica que existem diversos tipos de fibras, mas de forma geral as fibras insolúveis, que são lentamente fermentáveis ou não fermentáveis, tendem a aumentar o volume fecal e o trânsito intestinal. 

“As fibras solúveis, que geralmente são fermentáveis, ajudam a reter água nas fezes e promovem saúde intestinal por servirem de alimento para as bactérias benéficas do intestino. Essas fibras fermentáveis são chamadas prebióticos”, ressalta ele.

Segundo Henrique, as fibras não estão diretamente relacionadas à prevenção de doenças, mas a inclusão em quantidades adequadas é fundamental para o funcionamento normal do trato gastrointestinal. 

Em pacientes com problemas digestivos, Henrique ressalta a importância de identificar a alteração presente e qual porção do trato gastrointestinal está sendo acometida: “Alterações no intestino delgado, geralmente vão se beneficiar de alimentos com maior digestibilidade e menor teor de fibras, e alterações associadas ao intestino grosso, e com manutenção da motilidade intestinal, os alimentos com alto teor de fibras costumam ter um melhor resultado”. 

Produtos são formulados para oferecer suporte nutricional nos quadros de distúrbios gastrointestinais responsivos às fibras (Foto: divulgação)

Pensando na importância do equilíbrio das fibras para a qualidade de vida dos cães e gatos com quadros de distúrbios gastrointestinais, a Hill’s apresenta a Gastrointestinal Biome, da linha Prescription Diet. O alimento, desenvolvido por nutricionistas e veterinários a partir de estudos clinicamente comprovados, é formulado para oferecer suporte nutricional nos quadros de distúrbios gastrointestinais responsivos às fibras, como colite aguda e crônica, constipação responsiva à fibra, diarreia infecciosa, diarreia responsiva a antibióticos, megacólon com motilidade intestinal e disbiose. 

Apesar dos inúmeros benefícios, é crucial atentar-se à inclusão adequada de fibras na dieta dos pets. A falta ou o excesso de determinadas fibras podem acarretar problemas nas fezes, como diarreia ou constipação, bem como redução da aceitação do alimento. 

Nesse sentido, a escolha do alimento e a quantidade de fibras devem ser ajustadas de acordo com os objetivos nutricionais e as necessidades individuais de cada animal. Consultar um médico-veterinário capacitado é imprescindível para garantir uma alimentação balanceada e saudável para os pets.

“Reconhecendo a relevância das fibras na alimentação de cães e gatos, é imprescindível buscar orientação junto ao médico-veterinário do seu pet. Observar qualquer alteração gastrointestinal e procurar ajuda veterinária diante de sintomas como vômitos, fezes anormais ou mudanças no peso é fundamental para assegurar a saúde e o bem-estar dos animais”, orienta a companhia.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Seu pet fica sozinho? Aposte em brinquedos!

Por que é importante fazer testes de FIV e FeLV?

Novos casos de raiva acendem alerta para vacinação

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!