Muitos acreditam que, junto com o diploma de Medicina Veterinária, os profissionais também levam consigo técnicas infalíveis para lidar com diferentes demandas emocionais e situações complexas. Os médicos-veterinários vivem uma rotina que pode se tornar cansativa, por conta da comunicação de notícias difíceis, dos impactos da eutanásia, dos processos de luto e até por oferecer acolhimento aos tutores diante dessas situações. Entendendo a relevância dessas temáticas para o bem-estar dos profissionais, a Vetnil® patrocina o primeiro livro sobre saúde mental na Medicina Veterinária brasileira.

A obra “Saúde Mental na Medicina Veterinária: Um Olhar Multidisciplinar” foi organizada pelas psicólogas Bianca Gresele e Anna Laura Leal, com prefácio dos doutores Felipe Wouk e Ingrid Atayde. O livro foi apresentado em um jantar de lançamento no último dia 9 de maio, em São Paulo, reunindo líderes e profissionais comprometidos com o avanço e a valorização do segmento no país.
De acordo com Bianca Gresele, que possui uma atuação especializada nesse tipo de suporte psicológico, a publicação tem como proposta elucidar os diferentes assuntos da área de forma didática e acessível, tanto na visão da psicologia, quanto da veterinária. “Era preciso ir além da técnica para que todos pudessem entender de maneira palpável essas questões emocionais tão presentes no dia a dia dos veterinários, que muitas vezes precisam estar preparados para lidar com isso sozinhos”, declara.
Como destacado por ela, os veterinários são profissionais, mas são, também, humanos e sentem o impacto de perder um paciente, de ter que lidar com conflitos éticos e morais, de saber comunicar más notícias e, ainda, acolher os tutores em diferentes situações. “Reunimos neste livro a visão de vários especialistas e pesquisadores que poderão orientar os profissionais para que suas rotinas sejam mais leves e equilibradas”, explica.
Com dados consistentes e histórias que emocionam, “Saúde Mental na Medicina Veterinária: Um Olhar Multidisciplinar” aborda diferentes pontos sensíveis e essenciais, como os fatores de risco e proteção na saúde mental, a ascensão das famílias multiespécie, os desafios da oncologia e dos cuidados paliativos, e os impactos emocionais da eutanásia e dos processos de luto.
Além disso, a obra também explora situações específicas, como o transtorno de acumulação compulsiva de animais, a conexão entre maus-tratos aos animais e violência contra pessoas, e a prevenção do suicídio na profissão.

Segundo a psicóloga e organizadora Anna Laura Leal, após muito questionamento sobre como cuidar de quem cuida, ela e Bianca traduziram esse olhar multidisciplinar em uma leitura necessária, acolhedora e transformadora de como a saúde mental é vista na profissão. “Acreditamos que é possível ser científico e humanizado, por isso, trabalhamos em uma abordagem inovadora e necessária para uma classe que carrega tantas questões e, muitas vezes, sem espaço para compartilhar esse peso”, comenta.
A gerente de Marketing Pet e Institucional da Vetnil®, Michelle Bertolini do Couto, compartilha que o envolvimento e patrocínio da companhia a iniciativas como essa é visto como parte da missão da Vetnil®, em meio à atmosfera de inovação e todas as suas contribuições para o fortalecimento da categoria no país, como verdadeira parceira de quem cuida.
A executiva destaca que, por trás de cada cuidado com os animais, existe um profissional que também precisa ser cuidado. “Apoiar esta obra é uma forma de estarmos ao lado de quem enfrenta, todos os dias, desafios emocionais profundos e muitas vezes silenciosos. Acreditamos na força do acolhimento, da empatia e do diálogo, e esperamos que este livro seja um abraço na trajetória de tantos que dedicam suas vidas à medicina veterinária”, conclui.
O livro “Saúde Mental na Medicina Veterinária: Um Olhar Multidisciplinar” já está disponível e pode ser adquirido pelo site da Editora Lucto, ou diretamente com as organizadoras Bianca Gresele e Anna Laura Leal.
Fonte: Vetnil, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ
Qual é o tema principal do livro “Saúde Mental na Medicina Veterinária”?
O livro aborda, de forma multidisciplinar, os desafios emocionais enfrentados por médicos-veterinários, como luto, eutanásia, más notícias e saúde mental.
Quem são as organizadoras da obra?
As psicólogas Bianca Gresele e Anna Laura Leal, com prefácio dos doutores Felipe Wouk e Ingrid Atayde.
Onde o livro pode ser adquirido?
Está disponível no site da Editora Lucto ou diretamente com as organizadoras.
LEIA TAMBÉM:
Psicóloga alerta sobre fatores estressores na rotina de médicos-veterinários
Quais os desafios psicológicos enfrentados por médicos-veterinários?
Veterinária compara desafios de saúde mental na profissão no Brasil e no Reino Unido