in

Vetnil lança campanha Dezembro Pet Verde e reforça sobre o combate ao abandono de animais

Ação conta com vídeos sobre animais abandonados e adoção responsável, que serão publicados ao longo do mês

O abandono de animais é um problema recorrente e se intensifica consideravelmente no final do ano, período que as pessoas saem de férias e programam viagens. A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que, somente no Brasil, existam mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.

Existem vários fatores apontados por tutores para justificar o abandono, entre eles, a mudança para um espaço menor (Foto: reprodução)

Com o objetivo de reforçar entre os tutores o combate ao abandono e demais práticas de maus-tratos aos animais, a Vetnil promove a campanha Dezembro Pet Verde – Mês de Conscientização sobre o Abandono e Maus-Tratos Pet Vetnil.

Com uma série de três vídeos, que serão exibidos ao longo do mês e contarão com a participação da médica-veterinária Maíra Freitas Marques Rocha e a parceira Priscilla Finamore, fundadora da ONG Amalo, de Louveira (SP), a marca pretende abordar pontos de atenção aos tutores e ao público em geral, que pensa em adotar um pet futuramente.

De acordo com a médica-veterinária Maíra, existem vários fatores apontados por tutores para justificar o abandono, entre eles, a mudança para um espaço menor e alterações na rotina de vida, como a chegada de um filho. “A guarda responsável é um princípio que o tutor deve saber e seguir, seja o animal adotado ou adquirido por outros meios. Com o avanço da medicina veterinária, os animais passaram a viver por mais tempo, então, é preciso ter isso em mente, assim como toda a rotina de cuidados básicos e essenciais que devem ser administradas com responsabilidade. Os animais, principalmente os com idades mais avançadas, precisam de mais atenção e podem demandar mais gastos com tratamentos e medicamentos. É preciso ter consciência de tudo isso antes de adotar um pet”, destaca.

Previsto por lei como crime de maus-tratos, o abandono pode e deve ser denunciado nos principais canais disponíveis em cada localidade, seja por meio da polícia ambiental (militar ou civil), Ibama, Ministério Público ou secretarias específicas que podem alternar de acordo com a cidade em questão.

Os vídeos serão divulgados, semanalmente, ao longo deste mês e estarão disponíveis nas redes sociais da Vetnil.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Falta de políticas públicas contribui para número de animais abandonados no Brasil

CRMV-SP passa a realizar evento único para premiação de veterinários e zootecnistas

Câncer de pele em pets: como prevenir, tratar e saber a hora certa para a eutanásia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

premiação PremieRpet

PremieRpet abre inscrições para prêmio de pesquisa na área de nutrição de cães e gatos

cachorro infectado

Especialistas alertam sobre os perigos da leishmaniose visceral em humanos e animais