Com o passar do tempo e o avanço da idade, os pets precisam de cuidados redobrados. Apesar de alguns problemas e alterações serem comuns nessa faixa etária, com a atenção e as medidas de prevenção necessárias, é possível aumentar sua longevidade e tê-los por mais tempo, de forma saudável, em nossa companhia. Por isso, pensando em reforçar aos tutores sobre os principais cuidados nessa fase, a Vetnil lança a Campanha Setembro Pet Idoso – Mês de Cuidados com os Pets Idosos Vetnil.
A ação contará com uma série de quatro vídeos apresentados pela médica-veterinária Maria Alessandra Martins Del Barrio, especialista em Medicina Felina e Geriatria Veterinária, e compartilhados nas redes sociais da Vetnil, durante o mês de setembro.
A especialista abordará os seguintes e relevantes temas: “Como saber se meu pet é idoso?”; “Quais as principais doenças que acometem os pets idosos?”; “Síndrome da Disfunção Cognitiva” e “Cuidados essenciais com os pets idosos”.
Os tutores precisam avaliar se o pet sente dores em atividades básicas, como dormir, comer, fazer as necessidades, subir e descer escadas, pois é comum que isso aconteça em decorrência de problemas articulares e de saúde bucal. O hálito do pet também diz muito sobre sua saúde e, principalmente, doenças orais. Perceber o ganho ou perda de peso, assim como a quantidade de água ingerida são também fundamentais para identificar qualquer desordem. Quanto à respiração, é preciso acompanhar se ela se torna ofegante, o que pode ser um indício de doença respiratória ou cardíaca. Em todos os casos, o acompanhamento veterinário a cada seis meses é fundamental, pois o profissional pode notar algo que tenha passado despercebido pelo tutor”, destaca a médica-veterinária.
Os vídeos serão divulgados semanalmente ao longo deste mês e estarão disponíveis nas redes sociais da Vetnil.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinárias, com diferentes carreiras, apontam as realizações dentro da profissão
Dia do Ortopedista: especialista da área lista as principais ocorrências em pets
Mais estudos sobre a saúde mental de veterinários brasileiros podem evitar suicídios