Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Virbac lança Cortotic, uma nova abordagem para o tratamento de otites externas

Medicamento foi lançado na Europa em 2023 e, agora, é apresentado ao mercado brasileiro
Por Equipe Cães&Gatos
foto-cortotic
Por Equipe Cães&Gatos

Aproximadamente 75% dos casos de otites externas em animais alérgicos são recorrentes, destacando-se a prevalência de otites de reprodução. Até então, as opções de tratamento incluíam combinações com antibióticos, antifúngicos e anti-inflamatórios. Com o lançamento do Cortotic, um tratamento exclusivamente à base de corticoide, os veterinários agora têm uma alternativa significativa para prescrições mais personalizadas. 

“O uso de antibióticos é dispensável na grande maioria dos casos de otite externa nos cães, já que a causa primária é a inflamação. A possibilidade de utilizar corticoides como primeira escolha é uma forma de prevenir um outro problema, que é a ocorrência cada vez mais comum de animais com alta resistência a antibióticos,” afirma o médico-veterinário e gerente Técnico da Virbac do Brasil, Ricardo Cabral.

Segundo ele, Cortotic é um corticoide seguro, livre de antibiótico e de antifúngicos, que age na causa primária de otites não purulentas (otites de base alérgica), poupando o uso indiscriminado de antimicrobianos. O medicamento é à base de Aceponato de Hidrocortisona, mesmo princípio ativo de outros medicamentos Virbac amplamente reconhecidos e utilizados entre os médicos veterinários, como o Easotic e o Cortavance. 

Praticidade e conforto 

O lançamento possui válvula aplicadora exclusiva, patenteada pela Virbac, para aplicação por meio de um spray suave e silencioso, que não irrita ou assusta os cães, além de cânula anatômica. Para aplicar o Cortotic é necessário remover a tampa do frasco e encaixar a válvula aplicadora. Também é recomendado que o conduto auditivo seja limpo antes da primeira aplicação, com um produto ceruminolítico adequado como Epiotic. Na sequência, basta posicionar o frasco verticalmente, colocar a cânula no canal auditivo do animal e, em seguida, pressionar a válvula acionando-a por duas vezes para cada orelha acometida, uma vez ao dia.

(Imagem: divulgação/Virbac)

Recomenda-se, no caso de otites externas não purulentas, o tratamento durante sete a 14 dias consecutivos, a depender da resposta clínica do animal. Se a cura clínica não for confirmada após os primeiros sete dias de tratamento, deve-se estender até 14 dias, de acordo com a avaliação do médico-veterinário. 

A aplicação do Cortotic não é recomendada para animais que apresentem hipersensibilidade ao aceponato de hidrocortisona, lesões ulceradas, perfuração timpânica ou para tratamento de otites parasitárias e otites purulentas, além de fêmeas gestantes ou lactantes. 

Futuro da Medicina Veterinária

Cortotic é um corticoide seguro, livre de antibiótico e de antifúngicos, que age na causa primária de otites não purulentas (Foto: divulgação)

A fim de introduzir essa nova visão no segmento, chamando a atenção para a importância do uso racional de antimicrobianos, a Virbac percorrerá o país com eventos de lançamento para 17 cidades, realizando palestras com veterinários interessados nas áreas de otologia e dermatologia veterinária. 

Entre eles, o especialista em dermatologia e otologia veterinária Dr. Ronaldo Lucas, que participou em São Paulo do primeiro evento de lançamento da série, dando uma palestra sobre diagnóstico, exames e alternativas de tratamento para cerca de 400 veterinários. 

Lucas é referência nacional e internacional no assunto, tendo tido a oportunidade de acompanhar o lançamento de Cortotic na França. “Esse lançamento com certeza será um divisor de águas no tratamento de otites alérgicas de cães, um produto que traz de forma genuína a solução de um problema que há tempos era debatido na classe veterinária”, afirma. 

A Virbac também apresenta alternativas para alcançar médicos-veterinários de forma remota com a ação. Uma delas é a landing page, desenvolvida especialmente para este lançamento, em que é possível entender melhor sobre as manifestações clínicas relacionadas a otites externas, por meio de um fluxograma que facilita o diagnóstico seguro e responsável do problema. Além disso, no mesmo canal é possível se cadastrar para receber atendimento e conteúdos técnicos exclusivos produzidos pela marca. 

Mais informações sobre os Road Shows podem ser consultadas por meio dos representantes regionais da marca.

Fonte: Virbac, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Braz Cubas inaugura Clínica-Escola de Medicina Veterinária

Saúde oral dos pets é uma questão de amor e cuidado

Veterinários de MG auxiliam animais afetados pelas enchentes no Espírito Santo