Todos já sabemos da importância da relação humano-animal, inclusive com crianças. Mas um estudo revela, especificamente, que deixar as crianças dormirem junto com os animais de estimação – desde que com supervisão e mantendo a segurança – pode ser benéfico para a saúde e para o sono das crianças. A investigação é de um grupo de pesquisadores da Universidade Concórdia (Canadá) sobre o assunto. A equipe concluiu que adormecer ao lado de pets pode ser uma boa estratégia para ajudar as crianças a dormirem melhor.
Eles analisaram os hábitos de sono de 188 crianças e adolescentes, de 11 a 17 anos, e perceberam que cerca de metade deles compartilhava a cama com animais de estimação. O objetivo era entender como esse comportamento impactava na qualidade do sono.
Os pesquisadores observaram que deitar junto com cão, gato ou coelho ajuda as crianças na hora de dormir. Isso porque elas enxergam os animais de estimação como “amigos” e tê-los por perto durante a noite funciona como uma “segurança”, que ajuda a aliviar os medos noturnos.
Para chegar a essa conclusão, os participantes da pesquisa foram monitorados enquanto dormiam, com a ajuda de aparelhos que mediam ondas cerebrais, níveis de oxigênio no sangue, frequência cardíaca, fluxo de respiração e movimentação dos olhos e das pernas. Também usaram um rastreador de pulso, para registrar os ciclos de descanso, e um diário de sono por 15 dias.
“É possível que a prática seja positiva ou negativa dependendo do tipo de apego ao animal, presença de ansiedade ou problemas de sono, consistência da rotina ou características do animal”, escreveram os autores.
Fonte: Revista Crescer, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Residentes destacam os benefícios da acreditação do CFMV para o mercado de trabalho
Raiva ainda é uma zoonose que deve estar no radar de órgãos de governo
Profissional defende que Medicina Veterinária Integrativa é “tratar o todo”