Muito comum entre os cães e gatos, mancha de lágrima pode preocupar tutores. Alteração estética causa escurecimento da pele e do pelo na região abaixo dos olhos do pet.
Segundo artigo do Blog de Nutrologia de Cães e Gatos, “alteração ocorre pelo contato da lactoferrina e a porfirina, substâncias presentes na lágrima, com os pelos, resultando na alteração de coloração da pelagem”. Mudança pode ser observada principalmente em gatos persas e cães com focinho achatado, como pug e bulldog, além de outras raças como poodle, bichon frisé, maltês e lhasa apso.
Vale ressaltar que, a tonalidade em si não é o principal problema, mas uma consequência da má absorção ou produção em excesso de fluidos oculares. Há várias causas possíveis para seu aparecimento: obstrução do ducto naso lacrimal, pelos abundantes na região, inflamação do sistema ocular, infecções bacterianas, problemas na pálpebra, crescimento anormal dos cílios, anatomia (como no caso do focinho achatado, que prejudica a drenagem da secreção), entre outras.
Alimentação
Como uma alimentação adequada se atrela a todo o desenvolvimento animal, será que poderia haver uma conexão com as manchas de lágrima? Por hora, não, já que até hoje não existe nenhuma comprovação científica da relação entre a alimentação e as lágrimas em excesso. Ou seja, a troca de alimentação não é uma indicação para resolver esses casos.
“Vale ressaltar, no entanto, que independentemente da questão da lágrima, uma dieta de alta qualidade sempre traz inúmeras vantagens à saúde e qualidade de vida dos cães e gatos”, afirm o mestre em nutrição de cães e gatos e supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet, Flavio Silva.
De acordo com o profissional, a primeira recomendação para o controle da mancha da lágrima é fazer a limpeza da região com soro fisiológico e algodão e remover o excesso de pelos próximos ao olho. “Além disso, é sempre recomendado ofertar um alimento balanceado de alta qualidade, que irá auxiliar na prevenção de alterações na pele e pelagem de cães e gatos”, esclarece.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Etapa do método CED, marcação na orelha de gatos não se configura mutilação
Monitoramento nutricional como parte do manejo da saúde do gato
Pesquisa: CRMV-SP visa identificar a destinação de resíduos na criação e atendimento animal